A Ilha Grande fica localizada no município de Angra dos Reis e é conhecida pela grande quantidade de praias, de águas cristalinas e areias douradas. Mas o que poucos sabem, é o caráter histórico que a Ilha traz, principalmente quando se trata da Praia de Dois Rios e o presídio que funcionava por lá. O Guia Roteiro de Turismo conta um pouco mais sobre a história do local.

Começando pela Praia de Dois Rios, que leva esse nome graças a junção de dois rios de águas claras que deságuam naquela mesma área. A calmaria do local atualmente em nada se assemelha com o seu passado, já que esse era o endereço do Presídio Colônia Penal Cândido Mendes.

Criado em 1903 com o nome inicial de Colônia Penal de Dois Rios, o local servia de reduto para pessoas que eram julgadas por crimes comuns. No ano de 1940, recebeu algumas adaptações para aprisionar presos políticos pela Segunda Guerra Mundial, fazendo com que os presidiários comuns fossem transferidos para outro presídio, este com o nome de Cândido Mendes.

Em 1954, os presos comuns foram transferidos novamente para a Colônia Penal de Dois Rios, já que a instalação na qual estavam seria demolida a mando de Carlos Lacerda, governador do Estado na época. Depois disso, a Colônia Penal de Dois Rios alterou o seu nome para Cândido Mendes. Recheado de histórias, dizem que passaram pelo presídio grandes nomes como o escritor Graciliano Ramos e revolucionários como Agildo Barata.

Funcionou até 1994, quando foi implodido a mando de Brizola. Alguns documentos foram descobertos nos escombros no ano de 2002, os quais hoje se encontram nas mãos do Arquivo do Estado do Rio de Janeiro, que pretende resgatar algumas histórias do presídio.

Para maiores informações sobre praias, restaurantes e pousadas em Ilha Grande acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/rio-de-janeiro/ilha-grande/