A história da fotografia tem raízes na antiguidade remota com a descoberta do princípio da câmara obscura e a observação de que algumas substâncias são visivelmente alterada pela exposição à luz. Tanto quanto se sabe, ninguém pensou em trazer esses dois fenômenos juntos para capturar imagens da câmera em forma permanente até que por volta de 1800, quando Thomas Wedgwood fez o primeiro documentado de forma confiável embora tentativa mal sucedida. Em meados da década de 1820, Joseph Nicéphore Niépce sucedido, mas vários dias de exposição na câmara eram necessárias e os primeiros resultados foram muito bruto. Associado da Niépce Louis Daguerre passou a desenvolver o processo daguerreótipo, o primeiro processo fotográfico anunciado publicamente, o que exigiu a poucos minutos de exposição na câmera e produziu resultados claros e finamente detalhados. Foi introduzida comercialmente em 1839, uma data geralmente aceita como o ano de nascimento da fotografia prática.

O processo daguerreótipo à base de metal logo teve alguma competição a partir dos processos de impressão negativa e sal calotype baseados em papel inventados por Henry Fox Talbot. Inovações subsequentes reduziu o tempo de exposição da câmara necessária de minutos a segundos e, eventualmente, a uma pequena fracção de um segundo, introduziu novos meios de comunicação fotográfica que eram mais econômico, sensível ou conveniente, incluindo filmes em rolo para uso ocasional por amadores; e tornou possível para tirar fotos em cor natural, bem como em branco em preto e.

A introdução comercial de câmeras digitais eletrônicos baseados em computadores na década de 1990 logo revolucionou a fotografia. Durante a primeira década do século 21, os métodos fotoquímicos tradicionais baseados em filmes eram cada vez mais marginalizados como as vantagens práticas da nova tecnologia se tornou amplamente apreciados e a qualidade de imagem das câmeras digitais com preços moderados foi melhorado continuamente.

Em 1957, uma equipe liderada por Russell A. Kirsch no Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia desenvolveu uma versão digital binário de uma tecnologia existente, o scanner de tambor wirephoto, de modo que os caracteres alfanuméricos, diagramas, fotografias e outros gráficos poderiam ser transferidos para o sistema digital memória do computador. Uma das primeiras fotografias digitalizadas era uma imagem de filho infantil do Kirsch Walden. A resolução foi 176x176 pixels com apenas um bit por pixel, ou seja, austero preto e branco, sem tons de cinza intermediários, mas através da combinação de vários scans da fotografia feito com diferentes configurações de limite em preto-branco, tons de cinza informação também pode ser adquirido.

O dispositivo de carga acoplada (CCD) é o componente optoelectrónico de captura de imagem em câmaras digitais de primeira geração. Foi inventado em 1969 por Willard Boyle e George E. Smith na AT & T Bell Labs como um dispositivo de memória. O laboratório estava a trabalhar no Picturephone e no desenvolvimento de memória semicondutor da bolha. Fundindo estas duas iniciativas, Boyle e Smith concebeu o projeto de que eles denominaram bolha "carregar dispositivos". A essência da concepção foi a capacidade de transferência de carga ao longo da superfície de um semicondutor. Foi Dr. Michael Tompsett de Bell Labs no entanto, que descobriram que o CCD pode ser usado como um sensor de imagem. O CCD tem sido cada vez mais substituído pelo sensor de pixel ativo (APS), comumente usado em câmeras de celular.

1973 - Fairchild Semiconductor lança o primeiro grande chip CCD de imagem de captura: 100 linhas e 100 colunas [29].

1975 - Bryce Bayer de Kodak desenvolve o padrão de mosaico filtro Bayer para sensores de imagem CCD de cor

1986 - Os cientistas da Kodak desenvolver sensor de o primeiro do mundo megapixel.

A web tem sido um meio popular para armazenar e compartilhar fotos desde a primeira fotografia foi publicada na web, Tim Berners-Lee, em 1992 (uma imagem da casa banda CERN Les Horribles Cernettes). Hoje, sites populares como Flickr, Picasa, Photobucket e Instagram são usados ​​por milhões de pessoas para partilhar as suas imagens.

E hoje nos dais atuais a web tem colaborado ainda mais com a disseminação da fotografia por toda parte do mundo, e a portabilidade os dispositivos moveis como celulares, tabletes, e outras modalidades que também fazem a fotografia e até mesmo a filmagem, com a disseminação das fotos na internet tornou-se normal, tirar uma foto e instantaneamente já realizar a postagem na rede social com legendas para fotos abaixo da fotográfia.

Também em 2015 o que mudou muito, foi que as câmeras estão se adaptando para realizar filmagens, já são muitos os adeptos de filmarem tudo o que veem pela frente, pois com a verbalização do youtube todos querem ter seu vídeo bombando por lá.

Agora que você já sabe um pouco sobre como surgiu tudo isso, vejamos o que pode acontecer nas próximas décadas.