HISTÓRIA DA FILOSOFIA GREGA

INTRODUÇÃO

Ao falarmos sobre a história da filosofia grega não podemos esquecer de mencionar que os gregos foram os criadores da Tragédia e da Comédia no qual o teatro era ao ar livre tendo como principais nomes: Ésquilo, Sófocles, Eurípedes, Aristófanes e o grande Heródoto, considerado como o Pai da História. Sendo assim, o espírito grego levou a uma percepção original do homem que veio ser revelada na filosofia.

DESENVOLVIMENTO

Os gregos foram os primeiros a cumprir a missão de aplicar a inteligência a todas as fases da vida, foram eles que primeiro lutaram por viver de acordo com a razão e formularam um conceito do homem, sendo um “Ser Racional”. O homem descobria seu valor, seu potencial e a sua personalidade, tornando-se livre da vontade dos deuses, libertando-se assim dos dogmas e destinos divinos (BITTENCOURT, 2007).

Por sua vez, o Estado assume a educação do individuo através da educação espartana que adota um caráter militar, no qual o jovem espartano era educado para o ideal patriótico e via no próprio corpo a arma de combate. E ao atingir sete anos, o indivíduo ficava sob o poder do Estado até a morte (PESSOA, 2006).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se esta pesquisa com a certeza de que a filosofia procurava esclarecer o mundo com base na observação das forças da natureza. E levando em conta as ideias dos principais filósofos dizia que o Ser Humano voltou-se para si mesmo onde passou a se preocupar em levar as pessoas por meio do autoconhecimento à sabedoria e à prática do bem, pois, assim, o homem não desperdiçaria sua vida em busca de riquezas e prestigio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BITTENCOURT, Renato, Nunes. Cultura Grega: O que é?. 4°. Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007.

PESSOA, Ana. O Espírito Grego. 3°. Ed. São Paulo: Editora Atual, 2006.