Dora aventureira um desenho criado em 1999 por Chris Gifford, Valerie Walsh e Eric Weiner, exibido originalmente na Nickelodeon, em especial este desenho e destinado para crianças de com poucos anos de idade, por se tratar principalmente de um desenho educativo. Seu principalmente personagem é Dora uma jovem muito simpática que vive diversas aventuras com seus amigos, entre seus amigos destaca-se o principal, um macaco que usa botas vermelhas. Durante suas aventuras Dora ensina outras línguas para seus telespectadores, por exemplo no idioma inglês original do desenho Dora se comunida usando um pouco de espanhol no meio de suas frases, já na versão em português Dora usa um pouco de seu inglês para ensinar aos seus telespectadores uma segunda língua.

Além do desenho animado da Dora diversos outros produtos surgiram, como por exemplo DVD’s  com novos episódios, jogos educativos da dora, bichinhos de pelúcia e muito outros itens que agradam criançada.

Os episódios seguem sempre uma estrutura definida, onde os mesmos começam com Dora e seu amigo de botas vermelhas com um problema a ser resolvido, sendo assim necessário que eles viagem para determinado local para soluciona ló. A partir daí a personagem chama um mapa que é exibido nas telas de seus telespectadores, na maioria dos episódios esse mapas e exibido e mostra 3 lugares diferentes, sendo o ultimo o lugar de destino dos nossos personagens. No percurso desse caminho Dora e seu amigo macaco de botas vermelhas se metem nas mais diversas confusões e pedem ajuda de seus telespectadores como de costume para solucionar esses problemas.

A serie inteira conta com duas temporadas, a primeira exibida entre 2000 e 2001 onde foi exibida nas seguintes emissoras:  Nickelodeon e Rede TV e atualmente na TV Cultura, a segunda temporada do desenho foi ao ar de 2001 a 2002 e também foi exibida nas emissoras: Nickelodeon e Rede TV e atualmente na TV Cultura.

O desenho tem citações em alguns outros como por exemplo no desenho A Mansão Foster para Amigos Imaginários em dois de seus episódios o personagem principal (Eduardo) assiste um desenho chamado Lauren a Exploradora, que seria em um formato muito similar a Dora a Aventureira.