A Coca Cola 

Coca-Cola, a marca de nome mais valioso no mundo, surgiu a principio das mãos de um farmacêutico que sonhava em ter sucesso, porém não obtinha sorte nessa jornada.

O espírito empreendedor de John Pemberton começou logo após a Guerra Civil, em que ele serviu como um soldado. John criou diversos produtos tais como: tinta para cabelo, pílula, tratamentos faciais entre outros, mas sem grande expressão entre eles. As coisas realmente começaram a melhorar em 1886, quando Pemberton arrumou um novo parceiro de negócios, um Yankee chamado Frank Robinson, que possuia um jornal e queria entrar no ramo da propaganda. Ai então se criou uma grande parceria pois, Pemberton era um ótimo criador de produtos e Robinson sabia vende-los muito bem.

Dessa parceria que surgiu a ideia de criar uma bebida, mas não um remédio, mas como algo que tivesse pontos de venda e fosse refrescante para o verão. A partir de então a até então bebida desconhecida passou por grandes obras do marketing que fizeram-na crescer de pouco em pouco e ganhar mercado.

A tal bebida foi criada e ela era feita de um xarope de Cola (de uma formula secreta até hoje) gelo e água de gás, misturados em um copo. A tal bebida caiu no gosto das pessoas que então experimentavam dela e a produção aumentava. O investimento de John foi de $50 e ao final do primeiro ciclo ele obteve gastos de $75, ou seja, mesmo caindo no gosto dos que a bebiam o refrigerante não estava rendendo muitas cifras. Frank então resolveu tomar medidas e criou um nome para o produto, talvez tenha sido um dos maiores feitos na história da marca, os sons de A’s e O’s soavam bem aos ouvidos e era de fácil lembrança a todos, sem passar um ar mediano ou de insutileza. Então foi criada a primeira propaganda da Coca, que fez com que ela ganhasse alguns pontos e somasse mais vendas, superando essa fase ruim. Ainda não conseguirá estourar no mercado mas suas vendas vieram a crescer. Infelizmente pouco tempo depois Pemberton faleceu e não chegou a realizar seu sonho de ser um empreendedor bem sucedido, porém deu inicio ao que seria a empresa mais valiosa  do mundo.

Após algum tempo e de longas conversas, Frank percebeu que não daria mais conta do negócio que precisava de investimento e então conseguiu que o Sr. Asa Candler investisse $2.300,00 que deu inicio a capitalização e crescimento na empresa. Asa tomou conta da empresa e assumiu o patrimônio e então ai a Coca passou pelos tão conhecidos processos de marketing que a fizeram estourar. Com algumas coisas que hoje nos parecem tão simples, foram criadas na época como:

  • Garrafas
  • Design de embalagem único
  • Propagandas
  • Logística

Talvez naquela época tenha surgido tenha se criado um grande projeto na Coca-Cola, um conceito irreverente que traria o nome dela a todos os lugares, o conceito de: “estar com você, onde você estiver”. Em pouco tempo a Coca, estava presente em mais de 100.000 pontos de venda e então o Sr. Asa Candler, percebeu que não podia mais dar conta de tudo aquilo e vendeu a Coca, por então um preço interessante para quem investiu $2.300,00 a quantia foi de $25.000.000,00. A empresa então comprada pelo grupo dirigido por Ernest Woodruff que seguiu-a por mais 50 anos. E então que a conhecida marca de refrigerante tomou rumos extraordinários. Após todas as criações e míticas ações de marketing a Coca-Cola desenvolveu-se e dominou o mercado e onde ela poderia perder pontos, ela se reergueu e re-dominou.

Coca-Cola é um marco do marketing, algo fora do comum feito por empreendedores visionários determinados e extremamente qualificados.