Universidade Estadual de Montes Claros – Departamento de Geociências – Curso de Geografia – Disciplina: Organização do Espaço Mundial – Professora: Gildete Soares Fonseca

Não, não é esse o meu ofício! Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar - se possível: judeus, o gentio, negros, brancos. A cobiça envenenou a alma do homem... Levantou no mundo as muralhas do ódio... E tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios.  Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade! Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo estará perdido. (O Último Discurso Do filme: O Grande Ditador Texto e filme de Charles Chaplin).

  • Início e meados do Século XIX

O ser humano ao longo de sua história se preocupou em evoluir, em dominar e conhecer os lugares desconhecidos, mas suas preocupações em guardar sua história nem sempre foram muito grandes, pelo menos não ao ponto de satisfazer a necessidade científica que se tem de conhecer a trajetória do homem pela humanidade. Desse modo o documentário retrata a Palestina do século XIX através das poucas fotos existentes daquela época.

  • Final do século XIX

A palestina ganha à importância que lhe é conferida até os dias de hoje como a cidade de grande importância para três grandes religiões do mundo: Judeus, muçulmanos e cristãos.

  • 1880

Em San Pitsburgo que após a 2² Guerra Mundial passou a se chamar Leningrado e depois voltou ao seu nome antigo. Os judeus são acusados pelas autoridades czaristas de serem culpados por todas as doenças do povo russo. Começa então um massacre contra o povo judeu, que teve um caráter um pouco parecido com o holocausto provocado por Adolf Hitler na segunda Guerra Mundial.

  • 1896

Nesta data o cinema começa a dar os primeiros passos, e dois irmãos cineastas da época fazem um filme sobre a cidade de Jerusalém, onde eles falam da mobilização internacional pela criação de um Estado judeu na Palestina, este movimento ficou conhecido como sionismo conseguiu arrecadar muito dinheiro para a compra de terras na palestina.

  • 1897

Os judeus traçaram uma meta para criação de um Estado judeu de no máximo 50 anos. E começaram a comprar terras na palestina, fossem produtivas ou não e uma vez que adquirida por um judeu só poderia ser habitada por judeus, o que indica certa fenofobia.

  • 1910

David Queen se torna um líder judeu, esta época antecede a primeira guerra mundial, a Alemanha se desta na primeira guerra mundial.

  • 1917

O exército britânico invadiu a Palestina do Sul, supostamente por causa do petróleo. E o exército britânico assina a declaração de Balfour. Assim, os judeus começaram a migrar em grande contingente populacional para a Palestina.

  • 1919

Acontece o I Congresso Nacional Palestino precursor da Organização para Libertação Palestina.

  • 1922

A palestina está cercada por fronteiras judaicas.

  • 1930 a 1940

Em 1948 foi criado o Estado de Israel.

Intensificam-se os conflitos entre Israel e Palestina. O confronto entre os dois povos começa a ser cada vez mais violento, surgem alguns partidos políticos extremistas, o uso de armas de fogo é cada vez mais recorrente nos conflitos entre Israel e Palestina.

  • 1940 A 1950

Termina a Segunda Guerra Mundial e o mundo percebe o tamanho do genocídio nazista, a partir de então o povo judeu é visto pelo mundo como um povo injustiçado, o nacionalismo judaico não é mais uma utopia, há 500.000 judeus na palestina, os judeus já buscam a independência.  

  • 1949

Israel se torna membro da Organização das Nações Unidas.

  • 1953

 Yasser Arafat é o presidente da União dos Estudantes Palestinos.

  • 1956

Um líder egípcio nacionaliza o canal de Suez. Desafiando Israel, França e Inglaterra.

  • 1958

Um líder Palestino formado em engenharia civil na Universidade do Cairo funda o grupo Fatah, considerado um grupo terrorista, porém aberto ao diálogo em algumas situações.

  • 1964

Um grupo de países da Liga Árabe assina um acordo autorizando que os palestinos possam constituir um exército.

  • 1967

A Jordânia e a Síria se envolvem no conflito entre Israel e Palestina. O Estado de Israel continua aumentando progressivamente o seu território. Israel toma a Cisjordânia e a Faixa de Gaza que é um território que anteriormente fora palestino, onde vive atualmente um grande número de refugiados. Toma também a nascente do rio Jordão.

  • 1970

Acontece um evento que ficou conhecido como Setembro Negro quando o exército jordaniano entrou em confronto com as organizações guerrilheiras da OLP, então baseadas na Jordânia, visando expulsá-las do país. Em consequência, os refugiados palestinos tiveram que emigrar em massa.

  • 1973

Na tentativa de recuperar os territórios tomados por Israel na Guerra dos Seis Dias, o Egito e a Síria atacaram Israel de surpresa. Ocorre o assassinato de diversos líderes da OLP.

Depois de 27 anos um líder palestino volta a ter voz na ONU, o líder Yasser Ara Fat.

  • 1978

O Egito ataca Israel no dia sagrado para os israelitas considerado como o dia do perdão.

  • 1982

O monte de Sinai é devolvido ao Egito e este é o primeiro país a reconhecer a existência do Estado de Israel.

  • 1987

Um grupo de jovens palestinos que haviam crescido sobre o período da ocupação israelense promove a Intifada que significa em português Revolta das pedras, em Gaza e na Cisjordânia, que foi duramente reprimida pelas tropas de Israel.

  • 1988

A ONU aceita a criação de um Estado palestino que não exclua a existência de Israel. Yasser Ara Fat renuncia ao terrorismo e aceita dialogar com Israel.

  • 1991

No fim da Guerra Fria e da Guerra do Golfo, foi inaugurada em Madri a Conferência de Paz para o Oriente Médio.

  • 1992

Nasce o grupo terrorista Hamas que significa Movimento de Resistência Islâmica e é uma organização palestina, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um grupo armado. É um movimento fundamentalista islâmico palestino.

  • 1994

Acontecem os Acordos de Oslo que foram uma série de acordos na cidade de Oslo na Noruega entre o governo de Israel e o Presidente da OLP, Yasser Arafat que foram mediados pelo presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton. Assinaram acordos que se comprometiam a unir esforços para a realização da paz entre os dois povos. Estes acordos previam o término dos conflitos, a abertura das negociações sobre os territórios ocupados, a retirada de Israel do sul do Líbano e a internacionalização da cidade de Jerusalém.

  • 1995

Acontece o assassinato do então primeiro ministro israelense, Yitzhak Rabin, por um militante judeu revoltado com a entrega de algumas porções do território que considerava ser de Israel ao povo palestino.

  • 1998

O presidente do EUA Bill Clinton media novos acordos entre Israel e Palestina.

  • 2000

Neste ano o líder de um partido político de Israel chamado Ariel Sharon, que congrega a direita conservadora visita uma das mesquitas mais sagradas do Islã o que foi considerado uma ofensa pelos palestinos e provocou uma onda de protestos com a participação de milhares de palestinos. 

É claro que isto e só uma parte da história. Busque mais e encontrará!