Histologia da contração muscular

 

A contração muscular inicia-se a partir de um estimulo elétrico, químico ou físico.

Um neurotransmissor(acetilcolina)é liberado na fenda sináptica(espaço entre um neurônio e outro), através de canal iônico e liga-se a um receptor de canal iônico, o canal ligante de sódio(NA).

Todo o processo começa com a despolarização do neurônio. Em repouso, seu interior encontra-se negativo e o seu exterior positivo. A despolarizaçãoé  a troca de cargas através da abertura de canais de sódio(NA+),  potássio(K), e canais de cálcio(CA).São canais dependentede voltagem. A saída de 3 íons de sódio e entrada de 2 íons de cálcio.

Esse processo recebe o nome de potencial de ação, ocorre em efeito cascata estendendo-se ao longo do axônio até a junção com a placa motora, promovendo a epigocitose de vesículas de acetilcolina.

Acetilcolina se ligará a canais de sódio presentes na membrana sarcoplasmática,continuando com a despolarização, descendo pelos túbulos T( inavinações do sarcoplamasma que descem até o interior das fibras musculares), chegando até ao retículo sarcoplasmático(encontra-se dentro da fibra envolvendo as miofibrilas), promovendo a liberação do cálcio.

O cálcio liberado na despolarização, irá se ligar ao complexotroponina/tropomiosina(envolve em forma de dupla hélice o filamento de actina  impedindo sua interação com a miosina),num sítio específico, promovendo uma mudança de conformidade ,deslocando-o ,expondo a actina.

Uma molécula deATP(energia), se liga a miosina, esta molécula sofre ATPase , transforma-se em ADP e fosfato inorgânico.

O processo de contração nosarcômero ,ocorre quando o cálcio se liga ao complexo troponina/tropomiosina, promovendo uma mudança em sua conformidade, expondo ao filamento da actina, nesse momento a  cabeça da miosina já esta ligada a uma molécula de ATP (sofrerá hidrolise) interagindo com a actina, liberando o fosfato, deslizando a actina ,liberando o ADP, outra molécula de ATP, se liga para que se desprenda da actina ,voltando a posição do inicio, reiniciando o ciclo da contração dentro  sarcômero.

O sarcômerodiminui o seu tamanho, encurtando as miofibrílas , em sequencia as fibrasmusculares diminuem  o seu tamanho , e ofascículo muscular ,gerando a contração de todo o músculo esquelético em questão.

No repouso muscular o cálcio será reabsorvido pelo retículo sarcoplasmático e ai entraem ação os canais de potássio(K).

MARIDALVA DE SANTANA SANTANA,CRUZ DAS ALMAS-BA, 30 DE ABRIL DE 2015.