HINO À CARIDADE


São Paulo ao escrever sua primeira carta aos Coríntios, reserva um capítulo inteiro para falar da importância da caridade. Ele encerra esse capítulo dizendo: "Agora, portanto, permanecem três coisas: a fé, a esperança e a caridade. A maior delas, porém, é a caridade".

Não dá pra imaginar uma sociedade alicerçada na fraternidade, liberdade e igualdade, sem que a caridade seja a base de tudo. A caridade é o caminho que ultrapassa todos os dons. Sem ela, diz São Paulo, mesmo que eu falasse a língua dos anjos, mesmo que eu profetizasse ou que eu adquirisse o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência, nada disso teria valor para Deus. E continua: "ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que eu entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse caridade, nada disso me adiantaria". A caridade resume toda a vontade de Deus.

Nenhum ser humano pode se dizer filho de Deus e, muito menos cristão, sem que antes tenha aprendido a importância da prática da caridade. Os outros dons dependem da caridade, e não podem substituí-la, e sem ela nada significam. A caridade sustenta o testemunho cristão, pois "tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".

São Paulo nos diz que a caridade é maior do que a fé e a esperança. Ninguém pode dizer que tem fé e esperança se não tem a caridade. Se observarmos com atenção a história da humanidade, veremos que, em todas as épocas, a ausência da caridade fez com que os homens se tornassem indiferentes e sem escrúpulo, lançando sobre seus irmãos as torturas do sofrimento físico e moral. Esquecendo-se da fraternidade, os homens sufocaram dentro de si os mais nobres sentimentos de altruísmo e de caridade.

A virtude da caridade deve ser o ponto de partida de todas as outras virtudes. Sem ela a felicidade e a justiça não acontecem. É pela caridade que medimos a elevação do espírito humano.A sua prática torna o homem bondoso e iluminado, capaz de contribuir para a felicidade das pessoas com as quais convive.

Somente pela caridade é que nos tornamos capazes de levar socorro aos necessitados. Sem caridade o homem se torna intolerante e hostil, incapaz de aceitar tudo o que é diferente. Não aceita mudanças.

Diante de todas as barbaridades cometidas ao longo da história por políticos e religiosos, que possamos prometer a nós mesmos jamais esquecermos da importância da caridade. Que possamos ser bons, caridosos e justos evitando, em nosso dia-a-dia, causar mal ao nosso semelhante. Só assim conseguiremos construiremos a fraternidade com igualdade e liberdade.

           João Vitor Mariano
                                        Uraí - Paraná