HIGIENE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Regina Célia Lesbão Brito
Rosemeire Pereira de Sousa
Vanete Miranda Brito¹

UNEB ? Universidade do Estado da Bahia ? Campus XII


EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA EXPERIENCIA DIFERENCIADA NA FEIRA LIVRE DE GUANMBI - BA.

RESUMO: A feira livre de Guanambi no estado da Bahia, como em qualquer outra cidade, é um espaço de relações onde as pessoas se encontram para comprar ou vender seus produtos, é um dos mais importantes mecanismos de abastecimento de alimentos das famílias; é também um local de encontros e lazer, onde todos trocam informações, fazem articulações políticas ou simplesmente se divertem. O presente texto relata uma experiência educativa que foi desenvolvida na feira, pensando ser um espaço para a realização de uma atividade não-formal de ensino, com a intenção de informar, em especial aos donos dos restaurantes do local sobre hábitos de saúde e higiene. Por ser um lugar tão diversificado, é na feira que se possibilita as várias formas de alimentação, porém, ela apresenta alguns problemas como: esgoto, coleta de lixo, etc. A higiene consiste numa prática de grande benefício para os seres humanos no seu sentido mais amplo, compreendendo todos os hábitos e condutas que auxiliam na prevenção de doenças, mantendo a saúde e o bem estar dos indivíduos. O trabalho de estágio desenvolvido contribuiu de forma significativa para as acadêmicas do curso de pedagogia na atuação na educação não- formal, tendo em vista a ampliação de sua formação profissional. Assim, sendo o estágio não-formal um componente curricular do curso de Pedagogia, que permite-nos ir além da universidade, proporcionando-nos uma visão maior da realidade mais próxima possibilitando uma intervenção cabível e diferenciada.
PALAVRAS ? CHAVE: estágio não formal ? feira- livre ? experiências vivenciadas ? hábitos de saúde e higiene:

INTRODUÇÃO:
A educação é um processo e faz parte da vida do ser humano, e esta dá condição para o individuo participar da sociedade exercendo com consciência o exercício da
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____________________________
Graduandas do curso de Pedagogia - 8º período

cidadania. O trabalho de estágio, com o tema "Higiene e Saúde" desenvolvido na
eira ? livre de Guanambi, contribuiu significativamente para as acadêmicas do curso
de pedagogia na atuação na educação não- formal, tendo em vista a ampliação de sua formação profissional. O projeto foi aplicado de forma dinâmica, no qual foi proporcionada algumas manhãs de brincadeiras, conversas e músicas, de forma prazerosa e responsável foi possível avigora aos donos dos restaurantes e outros ouvintes, sobre a importância de se dedicar e manter a higiene, garantindo uma boa saúde.
1. EDUCAÇÃO NÃO- FORMAL
Há uma ampliação do conceito de educação, e esta não se restringe mais apenas nas escolas formais com o processo de ensino aprendizagem, e sim em vários espaços como: a casa, o lazer, associações, etc.
Com esse novo jeito de olhar a educação, surge um novo campo: educação não formal; essa modalidade de educação abordara formas de educar que ocorre fora da escola, ou seja, fora dos quadros do sistema formal de ensino. A educação não formal teve grande destaque nos anos 90 decorrente das mudanças na sociedade, economia e no mundo do trabalho, pois essas exigiam do individuo aprendizagem extra escolares sendo estas aprendizagem em grupo onde valorizava a cultura dos mesmos.
Considera - se a educação não formal como um campo de conhecimento em construção, pois busca se aprendizagem que acontecem das interações produzidas pelo processo de compartilhamento de experiências principalmente das ações coletivas em espaços coletivos. Os espaços educativos localiza se em lugares que acompanha o dia a dia de vida dos grupos e indivíduos fora das escolas em locais informais, locais onde há processos interativos. Estes geram um processo educativo voltado para os interesses e a necessidade de cada um que participa.
Essa modalidade de ensino capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos conhecedores do mundo que os cerca abrindo assim espaço para o conhecimento ensinando os indivíduos a agir nas relações sociais e essas relações quando e baseada na igualdade e justiça social gera o exercício da cidadania
A educação não formal não eÉ organizada por serie, idade ,etc. E sim atua sobre um grupo contribuindo assim para a formação política e cultural desse grupo, ajudando na construção da identidade coletiva colaborando para o desenvolvimento e auto estima desse grupo compartilhando interesses comuns construindo a cidadania coletiva.
Nessa educação existe uma intenção dos sujeitos em buscar seus objetivos e também os espaços e algo criado e recriado a depender das ações e necessidades. A aprendizagem se da por meio da prática social onde o individuo busca o conhecimentos por meio das vivencias de certos problemas do cotidiano e esta tem como objetivo principal a cidadania onde esta é pensada no meio coletivo onde se tem a possibilidade de criar novos conhecimentos através da criatividade humana.

2. FEIRA LIVRE

A feira livre é um espaço de relações para os feirantes que em sua maioria são migrantes vindos do campo para a cidade. Neste ambiente eles se identificam, pois, a feira possui os elementos do espaço rural, criam uma relação de apego e por se tratar de um espaço democrático, passa a ser um lugar agradável para essas pessoas. A feira livre é um lugar público, muitas vezes descoberto, onde se expõem e vendem mercadorias, sobretudo, legumes ,frutas e generos alimentícios, sendo realizadas em dias e locais fixos, é considerada pela população como meio mais barato e acessível de adquirir os alimentos.

? Surgimento da feira livre:
Não se sabe ao certo onde surgiu a 1º feira. No entanto há dados que nos permite afirmar que em 500 A.C já havia feira no médio mediterrâneo. As feiras sempre revelaram um caráter comercial, desde o inicio mercadores de terras distantes juntavam-se trazendo seus produtos para trocar por outros.
? Poucos vivem sem as feiras livres
Há quem acredite que as feiras livres é coisa do passado e que em algumas cidades só trazem mais transtornos do que benefícios. A realidade mostra o engano de quem defende esta posição e prova que não inventaram um substituto à sua altura. As feiras livres são ainda imprescindíveis para o abastecimento da população e sua longevidade está plenamente garantida.
Mantendo basicamente as mesmas características há centenas de anos, as feiras têm conseguido a concorrência de modernos supermercados. Não existi