SERGEI LUIZ XAVIER¹; VINICIUS JOSÉ SANTOS LOPES²

RESUMO

Dentre a classificação dos riscos ambientais, os riscos físicos são resultantes da troca de energia entre o organismo do trabalhador e o ambiente de trabalho, em quantidade que pode oferecer desconforto, acidentes ou doenças do trabalho. Os agentes causadores dos Riscos físicos são o Ruído, Calor, Frio, Umidade, Radiação Ionizante, Radiação não Ionizante e Condições Hiperbáricas.
Dentro dos riscos físicos o software autoPARC, é um programa que nos permite a automação para avaliar o ruído e o calor de um ambiente de trabalho.
Os procedimentos técnicos de avaliação da exposição ocupacional ao ruído e calor possuem diversos itens para serem checados e verificados, onde a omissão da verificação de alguns destes itens em um laudo técnico pode trazer implicações legais, como processo penal para o avaliador responsável pela medição. O programa AutoPARC permite o avaliador realizar todos os procedimentos de avaliação de ruído e calor sem a necessidade de consultar os manuais de instruções do fabricante do instrumento e as Normas de Higiene Ocupacionais para verificar os procedimentos necessários durante a medição.
Palavras-chave: Riscos ambientais, ruído, calor, autoPARC.