A grande rotatividade de pessoas em locais para a prática de esportes é muito grande. Principalmente quando é em uma academia com inúmeros aparelhos, que atende a muita gente. Com isso, o local pode ficar contaminado. As bactérias são eliminadas pelo suor durante as atividades físicas são as principais ameaças humanas em locais lotados.

Quando a higienização não é realizada adequadamente, ou seja, quando os aparelhos não são limpos com álcool ou outros produtos, após o uso, as bactérias podem passar de uma pessoa para outra, causando micoses e até mesmo a problemas mais sérios.

Por isso, verifique se sua academia disponibiliza panos com álcool, para que você mesmo limpe os aparelhos antes de usar.
Procure também andar com álcool em gel.
O local também precisa ter boa ventilação, ser arejado e não ter mofo. Antes de se matricular, repare nisso. Se a academia não atender às suas exigências mínimas de higiene, não se matricule. E desconfie de academias muito baratas, que podem não contar com profissionais especializados ou equipe de limpeza, além de terem aparelhagem velha e defasada. Isso faz ainda que você corra o risco de ter lesões musculares, pois malhar sem supervisão é perigoso.

Vale também ir com roupas apropriadas: tênis, roupas com tecidos próprios para estética, que não impedem a passagem do suor. Proteja também os pés com meias. Se necessário, use também luvas específicas para musculação, para evitar bolhas e contaminação pelo toque.

Muitas academias ainda possuem uma parte de estética, onde profissionais, como esteticistas e fisioterapeutas aplicam massagens e tratamentos que ajudam a queimar calorias. Um deles é o thermopulse compact. Antes de realizar, porém, é preciso ver se o aparelho foi higienizado após o uso de outras pessoas. Repare também se o profissional sabe manusear bem o equipamento. Mais vale prevenir do que remediar, não é mesmo?