José desde seus 15 anos quando começou a trabalhar como Office boy sonhava em ser chefe, ficava imaginando como seria ter inúmeras coisas para fazer e resolver e como cada decisão causaria um efeito para a empresa.

Não compreendia ainda nada de empresa só sabia que onde trabalhava tinha vários chefes, de escritório, seção, deposito financeiro e outros, sabia também que tinha herdado dos colegas a incumbência de fazer o café da tarde era regra o novato fazia o café, era terrível porque teve que aprender de qualquer jeito, quando saia amargo ou doce era bronca na certa e pensava quando for chefe me livro desse café!

Passado seis meses de empresa José já sabia tudo de banco, pagamentos conhecia o centro da cidade como ninguém. O chefe do escritório decidiu contratar outro Office boy para ajudar José, foi a primeira vez que ele se sentiu chefe ainda mais porque o outro menino tinha 14 anos e em tudo pedia sua opinião além de ser ele agora que fazia o café.

José estudou contabilidade e saiu do serviço da rua, agora ficava no escritório e tinha agora outra tarefa a de conciliar os extratos bancários, como era novato na seção tinha que procurar documentos antigos o que davam o maior trabalho a ele passou um tempo e se livrou do serviço quando chegou outro novato.

Quando se formou na faculdade ele ganhou a atribuição, de fechar o caixa da empresa passou a ser encarregado, passou a ser importante também porque mexia com o dinheiro da empresa mas como era um dos mais novos encarregados ele tinha sempre que fazer os relatórios semanais da seção, ficou com esta atribuição durante 10 anos ate ser promovido a Chefe da Divisão de Finanças nesta altura ele já estava casado possuía uma casa e um Fusca 1980 se sentia bem consigo mesmo a não ser por ter que toda segunda feira ter que apresentar o RDS- Relatório de Desempenho Semanal coisa que não se fazia quando Seu Moacir era o chefe, coisa inventada por algum consultor de plantão e como ele era o mais novo no cargo ele ficou com a incumbência, fez o relatório por alguns anos mas outras atividades que apareciam eram dadas aos que chegavam ao posto de Chefes novatos.

Depois de 10 anos José foi promovido a Gerente Financeiro, agora sim tinha um cargo dirigia toda a área financeira do Grupo um conglomerado com sete empresas já era chamado de Dr. José Antônio a não ser porque tinha sob sua responsabilidade a implantação de um projeto novo que traria inúmeros benefícios para o Grupo foi escolhido por ser o mais novo no cargo.

Era final de expediente quando o Dr. Leonardo, Diretor Presidente do grupo o chamou na sua sala. José entrou na sala onde estavam os outros Diretores ouviu a noticia.

- Zé, você vai ser o novo Diretor Financeiro do Grupo, parabéns!

José estava radiante, a não ser por um detalhe ficou responsável por um desenvolver um novo Sistema de Informação Gerencial coisa que Marcos como Diretor Administrativo podia fazer e primeira vez resolveu perguntar para alguém o porquê ele sempre pegava o trabalho mais complicado.

- Marcos, por que eu...

-Porque você é o mais capacitado e o negocio é na sua área de atuação ... e falou durante 5 minutos.

No caminho para casa pensou: não importa o quanto você suba na Hierarquia Empresarial, você sempre vai ser novato!

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e escritor da web, www.pedropaulomorales.wordpress.com).