Hidrograma unitário: real ou sintético?

O hidrograma unitário é o hidrograma gerado em uma bacia hidrográfica por uma altura precipitação efetiva correspondente a  1 cm ou 1 polegada.

O método possui três premissas. A primeira se refere ao fato que para duas chuvas de igual duração, a duração do escoamento superficial correspondente é igual. A segunda éque chuvas de mesma duração, mas com volumes distintos resultam em hidrogramas cujas ordernadas são proporcionais. Por fim, a última premissa é que admite-se que eventos de chuva anteriores ao estudado não influenciam a geração de escoamento superficial.

Com estes pressupostos,  o hidrograma unitário pode ser definido a partir de um hidrograma real, caso esse que chamaremos, nesse texto, de hidrograma unitário real, pois, como o nome indica, é o hidrograma é calculado a partir de dados reais.

Contudo, na prática de engenharia, muitas vezes não é possível ter todos os dados necessários para a obtenção do hidrograma unitário. Assim, pode-se estabelecer um hidrograma unitário a partir de fórmulas matemáticas. Nesse caso, diz-se que o hidrograma gerado é o hidrograma unitário sintético.

Hidrogramas unitários podem ser ferramentas úteis para a previsão de picos de vazão.

Preparado a partir de:

VILLELA, S.M.; MATTOS, A. Hidrologia Aplicada. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1975.

HEWLETT, J.D. Principles of Forest Hydrology. Athens: Georgia Press, 1982.