Hidrografia de Mato Grosso do Sul
 
Hidrografia de Mato Grosso do Sul
 


A região banhada por um rio e por seus afluentes é chamada de bacia hidrográfica.

Os rios de Mato Grosso do sul pertence a duas bacias hidrográficas: a bacia do Paraná a leste, e a bacia do Paraguai, a oeste. O  divisor de águas dessas duas bacias é a serra de maracaju.

Portanto os dois principais rios de Mato Grosso do Sul são Paraná e Paraguai.

Bacia do Paraná

A bacia do Paraná banha os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal. O rio Paraná nasce da união do rio Paraíba com o rio Grande na divisa de Mato Grosso do Sul. Minas e São Paulo.

Os principais afluentes do rio Paraná que banham o nosso estado de Mato Grosso do Sul são os rios: Aporé, Sucuriú, Verde, Pardo, Ivinhema, Amambaí e Iguatem.

O rio Paraná é o rio com maior aproveitamento hidrelétrico do país, fornecendo energia através das usinas de Itaipu, Porto Primavera e Urubrupungá ( usina de Ilha Solteira e Jupiá).

Bacia do Paraguai

O rio Paraguai nasce na Serra do Araporé, em Mato Grosso do Sul, porém a maior parte da bacia do Paraguai está entre Argentina, a Bolívia e o Paraguai. Ele atravessa a planície do Pantanal e é muito utilizada na navegação regional.

As principais afluentes do rio Paraguai no Estado de Mato Grosso são: Iaguari, Negro, Miranda e Apa.

O rio Paraguai é um rio de planície por isso, é navegável em grande parte de seu curso, mas não serve para aproveitamento hidrelétrico.

O rio Paraná é usado como Hidrovia para o transporte do minério de manganês do maciço de Urucum.

Em suas margens, há vários portos fluviais: Corumbá, Ladário, Porto Esperança, Porto Murtinho e outros.

 

 

Rios do Pantanal

O pantanal é  recostado por uma grande rede hidrográfica: o rio Paraguai e seus afluentes. Nessa rede, além de rios, existem baías normalmente formadas na época das cheias.

Simielli, Maria Elena - Asas para voar: Geografia. São Paulo: Ática, 2008.

 
Avalie este artigo:
(3 de 5)
83 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Fernando Helder Cassimiro Da Silva
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Graduado em Matemática pela Fundação Educacional de Fernandopólis- FEF (2010) - Pós Graduado em Docência e Gestão Escolar no Ensino Superior pela Faculdade Integradas de Paranaíba - FIPAR (2011) e cursando Pós Graduação em Educação na Universidade Estatual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2013-2014).
Membro desde abril de 2012
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: