HIDRATAÇÃO E EXERCÍCIO

Sabemos da importância da água em nossas vidas, da sua necessidade em nossas atividades diárias e também do papel fundamental que a água desempenha em nosso organismo, um papel fundamental.
A água desempenha diversas funções em nosso organismo, sendo fundamental para nossa sobrevivência. Funções como meio transportador para nutrientes e gases e regulador térmico, a água representa aproximadamente de 40% a 70% da massa corporal total, cerca de 60% a 75% do peso total do músculo e aproximadamente 10% do tecido adiposo.
Durante a atividade física, nosso organismo sofre alterações e maiores necessidades, como redistribuição do fluxo do sangue para as musculaturas ativas devido a maior necessidade de oxigenação e nutrição. O oxigênio e os nutrientes são transportados através do plasma, ou seja em meio aquoso.
Quando nos exercitamos a produção de energia libera calor e aumenta a temperatura corporal. Uma das formas de dissipar esse calor produzido é através da transpiração, onde ocorre a transferência do calor corporal com perda de líquidos.
A quantidade de líquidos perdido durante a atividade física irá depender da intensidade do exercício , duração , temperatura ambiente e umidade relativa do ar. Quanto mais intenso for o exercício, mais quente estiver o ambiente, mais duradouro e maior a umidade relativa do ar, maior será a perda de líquidos e maior a necessidade de atenção com a hidratação.
A desidratação decorrente da atividade física, faz com que a performance diminua, devido a redução do volume plasmático , por onde os nutrientes e oxigênio são transportados e menor capacidade de regulação térmica.
Por isso atenção com a sua hidratação durante a prática de atividades físicas.