Maria Lenita Maia Brito


Introdução

Herpes é uma doença infecto – contagiosa que provoca muitos incômodos aos indivíduos que se encontram afetados, tanto pelo vírus HSV1 como HSV2 do Grupo I (dsDNA) da Familia; Herpesviridae,Subfamília; Alphaherpesvirinae, Género;Simplexvirus, Espécie: Herpes simplex virus 1 (HSV-1) Espécie; Herpes simplex virus 2 (HSV-2). Danifica a região do sistema bucal e reprodutor podendo até causar complicações neurológicas, em adultos ou crianças e em qualquer um dos sexos. Seu contagio é simples se dá por via oral, respiratória ou contato sexual sem preventivos. Logo após a infecção pode apresentar os sintomas ou não, depende do organismo do individuo e como se encontra só se faz o diagnostico quando os sintomas aparecem e desaparecem às vezes sem tomar medicamentos, ainda não existe um tratamento definitivo para combater a herpes, mais a transmissão deve ser reduzida com a prevenção e com todas essas características será mostrado "porque muitas pessoas no mundo estão contaminadas pelo vírus do herpes simples e não sabem"baseado em. (RUTHITZHAKI, 2001)

O vírus herpes simplex (HSV) tem uma ampla proliferação na população humana. Eles são altamente citolitícos, São responsáveis por muitas doenças desde a gengivoestomatite até ceraconjuntevite, encefalite, doenças genitais e infecções neonatais. Este agente causa infecções latentes nas células nervosas. (dermatologia.net/neo/base/doencas/herpeslabial.htm)

Existem dois tipos diferentes, e eles são muito semelhantes (HSV1 e HSV2). Apresentam diferenças significativas; Por exemplo, o HSV1 é altamente infeccioso e virulento para as células da mucosa oral, já, o HSV2 age com mais virulência e infecciosidade para a mucosa genital, a replicação do vírus se manifesta inicialmente no local onde ocorreu a infecção, mas o vírus HSV pode desenvolver tanto a labial como a genital. O primeiro exibe reações sorológicas cruzadas, cada tipo possui suas algumas proteínas próprias que ajudam a diferenciá-las. Sua transmissão acontece através do contato com a saliva, objetos contaminados; Essa infecção é conhecida pelo nome de herpes labial. Os seus sintomas apresentam se na região da boca, como bolhas dolorosas que contém um líquido altamente contaminado acompanhado de febre, dor de cabeça ou mal estar.

O HSV2 espalha-se mais comumente por meio do ato sexual ou a partir de infecções genitais maternas na hora do parto, é ai que o recém nascido se contamina,de acordo com (EDWARD,2007) E este é popularmente chamado de herpes genital, desenvolvem manchas avermelhadas, vesículas dolorosas nas partes genitais. No homem surgem ferimentos na glande do pênis, na mulher, na vulva ou na vagina podendo também aparecer no ânus de ambos os sexos. ''Acompanhada de febre, mal estar, dores musculares, de cabeça, e ao urinar, corrimento na uretra e na vagina. A maioria das infecções provocadas pelo vírus HSV são assintomáticas'' (BROKS, BUTEL, MORSE, 2000). Mesmo na ausência de sintomas o vírus poderá ser passado de um individuo a outro, pois a pessoa permanece contaminada só que o vírus esta no seu estado latente. Às vezes em alguns organismos os sintomas aparecem e somem, sem que o individuo tome medicamentos também não deixam cicatrizes fazendo as pessoas acreditarem que estão curadas. Depois de algum tempo os sintomas voltam, isso se deve a alguns motivos; Quando há debilidade do organismo como stress, trauma, imunidade baixa, ou, outras infecções. ''Usa se um tratamento a base de acicloguanosinas; Aciclovir, famciclovir e velaciclovir sendo estes em forma de comprimidos ou pomadas diminuem o risco de complicações''. Quem mais sofre com os sintomas do herpes é a população pobre, porque esses medicamentos não estão disponíveis nos postos de saúde publica e eles têm um custo um pouco elevado dificultando o seu uso por pessoas de baixa renda.

Materiais e Método

Foram utilizados os livros de microbiologia (Tortura, 2005), abordando as doenças virais do sistema reprodutor; Microbiologia Médica (BROKS, BUTEL, MORSE, 2000), sobre doenças sexualmente transmissíveis, O guia completo da saúde (EDWARD, 2007), sobre herpes genital. Para leitura e entendimento do assunto, também foi feito pesquisas no google sobre o que é herpes? Na enciclopédia livre Wikipédia, Por qual vírus é causado? No site de dermatologia. Net.

Conclusão

Herpes é uma doença que afeta 90% da população mundial, e muitos indivíduos estão contaminados e ainda não sabem. Isso porque alguns organismos não apresentam sintomas e quando apresenta pensam logo em outras doenças que não são vistas como graves, vai ao médico e ele passa um medicamento que diminua os sintomas, mas não exigem o exame laboratorial, o individuo toma e os sintomas desaparecem e a pessoa continua sem saber que tem herpes tipo1 ou 2 ou, as duas ao mesmo tempo e as pessoas que não desenvolvem sintomas dificilmente irão saber que estão infectadas.

Referências .

BROKS,G.F (et.all), BUTEL J. S; MORSE. Microbiologia médica: 21ªed.Rio de Janeiro:Guanabara Koogan.2000.

EDWARD,J.O guia completo da saúde:2ª.ed.São Paulo: Saúde e vida 2003,2007.

TORTURA,G.J.;FUNKE,B.R.;CASE,C.L.Microbiologia.8ª.ed.Porto Alegre:Artmed,2005.

DERMATOLOGIA,Herpes (herpes simples, herpes labial).1996-2008.

Disponivel em:

http://www.dermatologia.net/neo/base/doencas/herpeslabial.htm/>acesso em: 08 de agosto de 2008.As 14:52h.

RUTHITZHAKI.Herpes,Wikipedia,2001.Disponivel em:

>http://pt.wikipedia.org/wiki/Herpes/>acesso em: 08 deagosto de 2008.As 14:30h.