HERMENÊUTICA: NOVA MANEIRA DE COMPREENDER A EDUCAÇÃO

 

 

GENÁRIO FERREIRA DE SOUSA[1]

FATIANE ROSA DA SILVA2

 

Resumo

 

O referido artigo tem como objetivo mostrar o embasamento científico publicado em alguns artigos de referências textuais de Hans Georg Gadamer3 sobre a importância da Hermenêutica em todos os campos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e em especial no campo educacional, sua contribuição na educação como um processo crescente onde abre novas maneiras para compreendê-la, possibilitando maior interpretação do ser em todos os sentidos, estudando e interpretando as mensagens inseridas no contexto de cada indivíduo, traduzindo seu contexto histórico como forma de conhecer o ser no meio inserido e sua atuação na sociedade.

Palavras Chave:  Hermenêutica;  Sociedade; Educação.

 

INTRODUÇÃO

 

 

A elaboração do referido artigo teve como objetivo enfatizar as contribuições da hermenêutica na educação com base nos artigos estudados, que retratam de forma clara e objetiva como a hermenêutica se faz presente na vida de cada ser.

Entender a hermenêutica na sua totalidade, abrindo caminhos para compreensão no processo contínuo, possibilitando novas maneiras de compreender o indivíduo na construção de conhecimentos da história dos seus antepassados e como se dará seu desenvolvimento nos dias atuais, carregando traços familiares e de que forma será transferido para as gerações futuras, pois por mais que nos distanciamos da cultura familiar em algum ponto surgirá um traço cultural do passado, familiar ou mesmo da sociedade vivida.

Na perspectiva de Hans Georg Gadamer, a hermenêutica é uma disciplina que estuda as mensagens, a compreensão e interpretação da linguagem humana, perpassando por várias gerações, sendo fundamental no campo educacional, como contribuidora para compreensão da natureza humana.

HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO

                A educação por si só não acontece, é também sabido que ela não acontece somente na escola, pois muitas famílias optam em dar continuidade aos ensinamentos dos filhos em casa, haja vista que o educar primeiramente parte da família, onde a hermenêutica se coloca como peça fundamental e contribuidora na educação, pois trata de interpretar o ser humano no ponto de vista mais abrangente, profundo, mais compreensível.

Assim, a hermenêutica propõe a ousada tarefa de reconstruir a pretensão de verdade da filosofia. Para isso, rompe com o historicismo, o qual aprisiona a consciência histórica em museus e defende a convicção da efetividade dessa consciência histórica, procurando ainda recuperar a tradição do pensamento humanista e fazer valer, contra um conhecimento e um método objetivo, uma compreensão que antecede o pensamento objetivante.(Marcos Alexandre Alves - Acta Scientiarum. Education- Maringá, v. 33, n. 1,2011, p19).

A hermenêutica traz consigo a interpretação da linguagem, possibilitando o ouvir e o falar como forma de tornar possível a compreensão de quem fala e de quem ouve, fazendo valer o pensamento humano com mais objetividade.

Uma abordagem hermenêutica da educação demonstra que a formação é uma experiência do compreender, ou seja, que a formação humana é um conceito histórico, que coagula uma longa tradição e que se configura um elemento vital para as ciências humanas. A formação, considerada como algo que nos é possibilitado pela tradição, age em direção contrária à do reducionismo técnico, o qual não consegue ser fundador de sentido. Em sua trajetória, a ideia de formação assume uma proximidade com o conceito de cultura, no sentido de desenvolvimento das capacidades humanas, refletindo uma profunda mudança espiritual. (Marcos Alexandre Alves - Acta Scientiarum. Education- Maringá, v. 33, n. 1,2011, p26).

           

O saber hermenêutico sobre a educação possibilita avançar nas práticas já efetuadas, mas sem uma denominação, e por meio da filosofia como práxis do comportamento humano, ele vem interpretar a linguagem propriamente do ser humano tornando mais compreensível desvendar as mensagens postas pelo indivíduo com mais coerência. Aprofundar os estudos sobre o comportamento da mente, levando o indivíduo a uma reflexão psíquica, ressaltando a linha em que a hermenêutica leva para não somente um contexto de estudos ou comportamentos mentais, individuais, mas histórico em todos os aspectos, tornando uma ciência que leva o estudo do ser humano com mais complexidade.

           

            Refletir nas concepções acerca da hermenêutica em cada tempo, em cada sociedade, colocando sua influência de forma positiva na educação, partindo das preposições filosóficas onde deixa o indivíduo refletir, compreender e argumentar na tomada de decisões.

Ter experiência é ter a capacidade de reconhecer-se enquanto finitos e históricos. Esta se torna a condição para o autêntico diálogo capaz de manter o pensar em uma atividade produtora de saber, pois o experienciado mantém abertas as possibilidades do saber, não se contenta com o que já se mostrou como desvelamento. Assim, toda nova experiência  instaura novos horizontes de compreensão e, por estar na pergunta a primazia sobre a resposta, a descoberta não esgota as possibilidades de novas e diferentes relações. (Daniel José Crocoli - CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE HANS GEORG GADAMER PARA A EDUCAÇÃO.

 

CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA PARA A EDUCAÇÃO

A educação é a base de qualquer sociedade para o seu desenvolvimento, dela consiste a organização e a transmissão de conhecimentos de geração em geração, sendo modificada a cada geração, mas que traz fortes traços dos antepassados, seus costumes e ensinamentos.

Segundo Fávero e Tauchen (1999 apud GADAMER, 2012, p. 105), Gadamer destaca que o horizonte do presente está sempre em processo de formação, ou seja, nunca está definitivamente pronto, pois é algo no qual “trilhamos nosso caminho” e conosco o faz. O horizonte presente não se faz à margem do passado, nem mesmo existe um horizonte do presente por si mesmo; assim, “compreender é sempre o processo de fusão desses horizontes presumivelmente dados por si mesmos”.

            Interpretar as mensagens descritas por textos bíblicos ou mesmo por filósofos da antiguidade nos coloca a interpretá-las de várias maneiras, no saber hermenêutico, pois os argumentos seguem várias linhas deixando o leitor chegar a uma compreensão a sua interpretação.

 De acordo com Gadamer a hermenêutica passa a ter uma tarefa crítica e não se restringe, como em outras épocas, a uma teoria ou metodologia de compreensão e interpretação da fala e do texto, cabendo-lhe determinar o verdadeiro sentido das ciências do espírito e a verdadeira amplitude e significado da linguagem humana. (A hermenêutica e o processo de construção do conhecimento

                           A educação é um campo aberto, onde as várias interpretações presentes colocam-se diante muitos caminhos possibilitando a compreensão para construção de conhecimentos, junto com a interpretação do significado da linguagem humana nos aspectos históricos colocando a hermenêutica como fonte ou mesmo em função da valorização das interpretações de obras escritas de maneira mais ampla, sobre tudo em manter uma consciência de descrição histórica das mensagens descritas.

                          

CONCLUSÃO

                            Diante dos estudos foi possível observamos a importância e contribuição em que a hermenêutica traz para a educação, como algo mais singela na arte de interpretar, colocando como um dos princípios fundamentais a exegese dos textos bíblicos ou mesmo textos de filósofos nos levando a compreender o outro, respeitando as tomadas de decisões e o posicionamento de cada um.

                            A arte de interpretar, de compreender as mensagens cifradas, a interação, envolvendo as diversidades em cada sociedade do mundo, transformando a verdade absoluta em caminhos onde surgem argumentos que levam o ser humano a buscar no passado fatos que tenham sentido para compreender o presente.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

Altair Alberto Fávero, Gionara Tauchen  - Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 102-109, jan./abr. 2012

CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE HANS GEORG GADAMER PARA A EDUCAÇÃO. <Disponível em :http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/55/845>Acesso em 06 de junho de 2014.

Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal<Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=303326603003> Acesso em 04 de junho de 2014.

Revista do Difere - ISSN 2179 6505, v. 3, n.5, jun/2013

Rosa Mendonça de Brito, Edlauva Oliveira dos Santos, Gisele de Brito Braga, Jocicléia Souza Printes, Regina Marieta Teixeira Chaves e Washington Luiz Alves da Silva - A hermenêutica e o processo de construção do conhecimento < Disponível em: http://dialogica.ufam.edu.br/PDF/no3/Rosa_Britto_Hermeneutica.pdf>



1 Mestrando em Educação Inclusiva, pela SAPIENS-UNASUR (2013-atual);Especialista em Língua Inglesa, pela Faculdade Católica de Anápolis (2014);Graduado em Letras,pela FACIBA (2013); [email protected]

 2 Mestranda em Educação Inclusiva, pela SAPIENS-UNASUR (2013-atual); Especialista em Estudos Matemáticos, pela Faculdade Católica de Anápolis (2011); Graduada em Matemática, pela UNITINS (2010); [email protected]

3 Hans-Georg Gadamer (Marburgo, Alemanha 11 de Fevereiro de 1900Heidelberg, Alemanha 13 de Março de 2002)foi um filósofo alemão considerado como um dos maiores expoentes da hermenêutica filosófica Sua obra de maior impacto foi Verdade e Método (Wahrheit und Methode), de 1960.