Herbert Spencer

 1820-1903.

 Filósofo e sociólogo nasceu na Inglaterra no ano 1820 e morreu em 1903. Como filósofo foi um dos primeiros, a defender a teoria da evolução aplicada à Sociologia.

Procurou aplicar o conceito da evolução não apenas a Biologia, mas também a Psicologia, Sociologia a ética e a política.

 Tudo está num permanente processo de evolução e na estrutura social vence os mais aptos.

 A ideia do processo de seleção a sociedade política o que ele denominou de darwinismo social, a eliminação natural aos fracos, o que de é fato uma ideologia da Filosofia positivista, confundido como evolução natural e social.

  Seu conceito como filósofo é inseparável da ideologia do progresso como fundamento liberal do desenvolvimento do progresso da humanidade na perspectiva do capitalismo.

 Spencer introduziu as hipóteses do evolucionismo na Sociologia, igualmente pensadas por Darwin na formulação A origem das espécies, numa analogia comparativa para entender as diferenças de classes sociais.

 Essa reflexão teve certo sucesso nos Estados unidos, devido à ideologia da superioridade da cor, o que não aconteceu particularmente na Europa.

 Em especial na França, devido, sobretudo, as críticas formuladas por Durkheim, entendia as diferenças sócias não pelo aspecto negativo da evolução humana.

 Spencer  procurava entender as coisas a partir do tratado elaborado por ele, os princípios da Sociologia, a explicação mecânica do universo e conseguintemente outras variações sociais.  

 Como um conjunto de relações dinâmicas, por meio das quais verifica o organismo vivo, no seio de cada princípio no qual encontra as diferenças dos indivíduos.

 Como se tudo fosse natural da própria perspectiva da pessoa no seu desenvolvimento econômico.

 Sua teoria explica o fundamento do evolucionismo por diferenciação e agregação, o que se entende por integração, a sociedade sobre esse fundamento evolui de formas simples para as complexas, do mesmo modo as evoluções biológicas.  

 Nesse aspecto a concepção da história humana progredindo de maneira homogênea para estudos cada vez mais complexos, entendido nas relações políticas.

  No atendimento da heterogeneidade e diferenciação das funções das estruturas que compõem o organismo social no entendimento da individualidade.

 Como exemplo o estudo da sociedade industrial em que existem as diferenças e complexidades de trabalho das instituições nas organizações produtivas de fundamento liberal.

 Noções de função social e regulamentação a analogia orgânica assim teorias das diferenças na divisão do trabalho na perspectiva do desenvolvimento econômico.

As leis da evolução respeitam o domínio orgânico biológico de acordo com analogias em sintonia com os fenômenos da Sociologia e a própria evolução biológica, o que deve ser considerado numa análise científica.

  determinação do equilíbrio, a respeito da diferenciação dos domínios aplicados a lógica do entendimento psicossocial.

 Do mesmo modo em que os princípios da Sociologia são precedidos dos princípios fundamentais da Biologia, tendo a Filosofia como fundamento.

 Spencer tem, contudo, o cuidado sublinhar o que secreta as analogias, uma sociedade a um organismo, mas somente em sentido analógico.

 Exatamente por esse motivo não se deve exacerbar a respeito do ideologismo de Spencer, suas opiniões políticas e éticas na defesa das virtudes do mercado.

 A defesa do individualismo e do liberalismo contribuiu para que ele fizesse entender a existência das diferenças das sociedades nas suas perspectivas críticas.

 Edjar dias de Vasconcelos.