Herbário: Importância da manutenção, tombamento e criação de um acervo digital para instituições de ensino

TEIXEIRA, Thamirys Freitas1 

RESUMO

Herbários são coleções biológicas de plantas, fungos e algas pluricelulares com finalidades diversas, tais coleções são essenciais para o estudo de taxonomia botânica, distribuição geográfica e determinação de nomenclatura dos grupos botânicos. As plantas coletadas passam por procedimentos de herborização e recebem uma ficha de identificação, sendo denominadas exsicatas. Porém, para ter acesso às informações referentes a cada exsicata, é necessário o manuseio do exemplar herborizado, tornando o trabalho do pesquisador demorado e podendo danificar o material devido ao manuseio incorreto. A implantação de um banco de dados nos herbários minimiza os problemas decorrentes ao manuseio indevido das exsicatas e promover o livre dos dados e informações. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é discutir a importância da manutenção com correta classificação e recuperação de exsicatas, assim como o tombamento e posterior digitalização de espécies vegetais para a montagem de um acervo digital em instituições de ensino, para tal, utilizou-se como metodologia uma revisão não sistemática da literatura científica específica. O manejo do herbário promove a manutenção dos exemplares, possibilitando a preservação da coleção como um todo, já a revisão das fichas de identificação possibilita a correção de erros e a organização das pastas de alocação das exsicatas. O registro (tombo) dos exemplares, assim como, a informatização dos dados, gera um maior controle do acervo e torna possível o processo de digitalização. A realização deste projeto em instituições tende a resultar na expansão de conhecimentos, na criação de estágios para alunos da própria instituição, na manutenção do herbário e na utilização dos exemplares em aulas de botânica, assim como, o acesso ás informações pelo público em geral. Desta forma, pode-se perceber a importância do herbário, assim como, da manutenção e informatização de coleções botânicas, pois, este leva a preservação, caracterização e informação acessível ou simplesmente a contribuição para a manutenção da biodiversidade local.  

Palavras-chave: Herbário. Manutenção. Tombamento. Acervo digital. 

1 - Introdução

Herbários são coleções biológicas de plantas, fungos e algas pluricelulares com finalidades diversas, entre as quais, em destaque, a científica e a educacional. Tais coleções são essenciais para o estudo de taxonomia botânica, distribuição geográfica e determinação de nomenclatura dos grupos botânicos (SANTOS, 2015).

As coleções zoológicas, microbiológicas e os herbários de diferentes instituições passaram a ter maior importância após a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), assinada em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ratificada pelo governo brasileiro por meio do Decreto 2.519/98 (CIPRIANO, 2011).

As coleções botânicas são indispensáveis para estudos de sistemática de plantas e são ferramentas de apoio à pesquisa para muitas outras áreas do conhecimento, sendo reconhecidas atualmente não somente pela comunidade cientifica, mas também pela sociedade, devido a sua importância para compreensão e estudo da biodiversidade, sendo também fundamentais às pesquisas taxonômicas e filogenéticas (PEIXOTO; et.al., 2003).

Neste contexto, o herbário constitui uma importante fonte de ensino, extensão e pesquisa. Sob o ponto de vista didático torna-se um excelente instrumento de ensino, pois, colabora para o conhecimento de técnicas de coleta, sistemática, estudos morfológicos e taxonômicos, além da elaboração de chaves interativas para a identificação de grupos botânicos (ARAÚJO & MIGUEL, 2013).

As plantas coletadas passam por procedimentos de herborização e são incorporadas à coleção, passando a receber a denominação de exsicatas, estas recebem um número de registro (tombo) através da identificação por um carimbo da instituição (NETO et.al., 2013).

Cada exsicata possui uma ficha de identificação do local da coleta, coletor e informações adicionais acerca do hábitat e uso popular ou medicinal, além de um número de coleta. Porém, para ter acesso a essas informações é necessário o manuseio de cada exemplar herborizado, tornando o trabalho do pesquisador demorado e podendo danificar o material devido ao manuseio incorreto (CIPRIANO, 2011).

Para minimizar os problemas decorrentes ao manuseio indevido das exsicatas e promover o livre acesso dos dados e informações, os herbários têm procurado novas metodologias como a informatização e digitalização das coleções. Sendo assim, a implantação de um banco de dados nos herbários é necessária para que essas coleções possam atender à crescente demanda de informações para as pesquisas científicas e levar informação ao público em geral (CIPRIANO, 2011).

O objetivo deste trabalho projeto é discutir a manutenção com correta classificação e recuperação de exsicatas, assim como o tombamento e posterior digitalização das espécies vegetais para montagem de um acervo digital em instituições de ensino como método de incentivo a pesquisa e difusão de informações.

2 - Metodologia

A metodologia utilizada consistiu em uma revisão não sistemática de literatura científica específica, composta de seis publicações, entre artigos e monografias.

...