Por: Helena Maria dos Santos

 

Hemorragias

A hemorragias vem a ser a perda de sanguínea por constante derramamento de sangue para fora do (s) vaso (s). em virtude  do rompimento do (s) mesmo (s)

Há classifica- se de hemorragia, hemorragia interna é externa. A hemorragia pode ser arterial quando a lesão atinge uma artéria, sendo um sangramento de grande proporção e de coloração vermelho- vivo, em razão da artéria transportar o sangue sob pressão e ser impulsionado pela bomba cardíaca. Esse sangramento ocorre em jatos fortes podendo mesmo a ser lançado a dois metros da vitima. O venoso ocorre quando o ferimento atinge uma veia, sendo uma hemorragia de menor porte e de cor mais escura, pois nesse caso o sangue não é risco em oxigênio e sim m gás carbônico.

A hemorragia interna ocorre quando há o rompimento do vaso sanguíneo e o sangramento se da internamente (dentro do corpo da vítima). Em razão de não haver o rompimento da pele. Como o aumento do fluxo derramando, poderá resultar em extravasamento de sangue pela cavidade naturais, como boca, nariz, reto etc. como por exemplo: num traumatismo do tórax com fratura de costela e uma das costelas perfurar um dos pulmões, rompendo um vaso sanguíneo.

Destacamos as formas mais frequentes que são a hemorragia gástrica nasal e pulmonar. A gástrica poderá ter origem em razão do trauma sofrido(causa aguda) , ou mesmo em razão de um problema gerado por gastrite, varizes, estomacais, ulcera péptica ou cirrose. A nasal posiciona o acidente sentado, com a cabeça inclinada para frete. Pôr bolsa de gelo ou compressa fria sobre o nariz. Fazer pressão sob as faces laterais das duas narinas, em especial da que estiver sangrando, em direção ao septo nasal, como alicate. A hemorragia pulmonar pode se agudas crônicas. As crônicas pode ser decorrentes de infecções pulmonares, como tuberculose de longo período de evolução, pneumonias e o câncer de pulmão. A hemorragia aguda são decorrente de traumatismo torácico não penetrante como numa perfuração em acidente automobilístico, armas brancas e armas de fogo.

A hemorragia externa ocorre quando o comprimento do tecido epitelial, desencadeado extravasamento de grande fluxo sanguíneo para o meio externo.

Um ser humano em idade adulta tem, em media 5.5 litros de sangue circulante.  

A modalidade de hemorragias externas raladura ou aranhão, corte, perfuração, amputação. A hemorragia de raladura ou arranhão, ocorre quando em virtude do atrito entre o corpo e uma superfície abrasiva.

A perfuração e hemorragia causado por objeto pontiagudo no ferimento é comum a presença de lesão vascular severa e o comprimento de fogos.

Amputação e uma hemorragia causada em razão do membro em todo ou em parte, ter sido arrancado do corpo.

Já a hemorragia de corte ocorre quando em razão do contato do corpo com objetos de gume afiado ou por objeto cortocontundente.