Habilidades Interpessoais para Líderes

Conviver é uma arte! Quantas vezes já ouvimos essa frase não é verdade? Entretanto a convivência sempre foi um desafio. A busca pelo equilíbrio entre as afinidades, interesses comuns, enfim uma infinidade de razões e emoções entra em jogo quando nos relacionamos com os outros.

Nesse artigo vou tratar da questão do relacionamento social no âmbito do trabalho. O desenvolvimento do trabalho em grupo é executado no contexto de um meio organizacional e social. É nesse meio que o indivíduo se relaciona e por ele é influenciado, baseado nesse enfoque é que a liderança e a gestão devem acontecer.

Quando se promove um profissional ao cargo de líder, geralmente, leva-se em conta sua experiência, tempo de casa e conhecimento técnico. Entretanto, raras vezes, é levado em conta se esse colaborador possui habilidade interpessoal para lidar com seus pares. Tenho observado que muitas empresas promovem excelentes técnicos e funcionários de confiança como chefes ou líder de um setor, sem o devido treinamento do aspecto comportamental, da comunicação e sem uma prévia análise das conseqüências disso na sua relação com a equipe de trabalho. É de fundamental importância, que as empresas pensem como estão treinando seus lideres e avaliem o resultado que estes estão efetivamente trazendo para sustentabilidade de seus negócios.

Ao falar de habilidade interpessoal, estou me referindo á habilidade de lidar com outras pessoas de forma adequada á necessidade de cada um e á exigência de cada situação. Vale lembrar a frase de Dale Carnegie:”Ao lidar com pessoas, lembre-se que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais”.

O relacionamento interpessoal refere-se á relação com o próximo, é a competência através da qual o indivíduo se relaciona bem com as pessoas as quais interage. É a habilidade necessária para entender e responder adequadamente as expectativas de outras pessoas.

A habilidade interpessoal se exercita conhecendo, analisando e distinguindo sentimentos (intenções, motivações, estados de ânimo) pertencentes ao outro e controlando sua reação em função destes sentimentos. Essa compreensão do próximo lhe confere a habilidade de  trabalhar eficazmente com outras pessoas, a competência para trabalhar em equipe, grupos e é desejada ao exercício da liderança.

O autoconhecimento associado ao conhecimento do outro e a capacidade de exercer empatia, faz com que um grupo de indivíduos que se constroem juntos, motivados e em harmonia de objetivos e resultados tornem-se um time ou uma equipe.

No trabalho, as emoções influenciam nosso desempenho e nosso relacionamento e têm um poderoso impacto nas equipes. Sentimentos positivos de respeito, simpatia, confiança provocarão aumento de interação e de cooperação favoráveis ao trabalho em equipe, repercutindo em maior produtividade. Inversamente, sentimentos negativos como desrespeito, antipatia, desconfiança levam ao afastamento, á menor comunicação, contribuindo para situações de conflitos e queda de produtividade.

Embora os indivíduos tenham capacidades diferentes em lidar com esta questão, a competência interpessoal não é um talento inato da pessoa, mas uma capacidade que se pode desenvolver através de treinamento apropriado, nesse caso o curso " Habilidades Interpessoais para novos Líderes" poderá capacitá-lo para desenvolver essa qualificação.

Ter habilidade interpessoal pode ajudar muito no crescimento da carreira. Entretanto, alguns profissionais encontram dificuldade de desenvolver este tipo de competência.

Algumas ferramentas são essenciais para que o líder possa desempenhar seu verdadeiro papel, mas antes de enumerá-las, é preciso entender que, quanto mais profundo for o relacionamento Líder/Colaboradores, melhores serão os resultados da política e dos resultados no trabalho.

Até alguns anos atrás, exercer a liderança era ter um grupo de pessoas que realizassem determinado trabalho para um determinado fim. O que se entende atualmente por líder ideal é a capacidade que ele deve ter de assumir riscos, de inspirar e promover o desenvolvimento dos funcionários, ser empreendedor, justo e promover mudanças necessárias; compreender os sentimentos dos colaboradores, respeitar as diferenças no modo como as pessoas sentem a respeito disto ou daquilo, compreender o que está por trás de um sentimento, fomentar a intuição para poder prever as mudanças antes que elas aconteçam; a empatia, para compreender aquilo que não pode ser claramente expresso; a sabedoria, para ver a relação entre acontecimentos aparentemente não relacionados e a criatividade para descobrir novas maneiras de definir problemas. Liderança hoje é a somatória de competências, habilidades e conhecimentos. Ao colocar em prática esse trinômio o líder e seus seguidores alcançarão resultados almejados.

Saber sobre as próprias reações sejam elas emoções, sentimentos ou pensamentos, assim como sobre as fantasias, desejos e também necessidades e o modo como todas estas características se expressam é um excelente início para se tornar um líder ideal. O autoconhecimento é uma ferramenta que também habilita o “EU” a enfrentar crises profissionais e a olhar para o mundo de oportunidades existentes na busca de outras atuações. Quanto mais se sabe sobre si maior capacidade para se reinventar e para lidar com as adversidades e mudanças que fazem parte de qualquer carreira.

O autoconhecimento é uma proposta de tomada de consciência de si mesmo, capaz de criar poder de mudança, autocontrole emocional e transformação do nosso mundo interno. A grande vantagem de investir em um processo de autoconhecimento ( "você e os outros" - como agimos, interagimos e reagimos em nossos relacionamentos interpessoais" é um ótimo curso para iniciar esse processo)   é que quem se conhece melhor tem ferramentas mais eficientes para evitar os mesmos erros do passado, é capaz de tomar decisões mais conscientes, adquire estrutura emocional na forma de sentir, pensar, agir e reagir para com os que estão a sua volta.

Coloque-se no lugar do outro, pratique a empatia. Cada pessoa é diferente da outra. Existe, portanto, uma riqueza em cada um dos indivíduos. É importante no mundo corporativo a capacidade de ver as diferenças nas pessoas e saber utilizá-las para o bem da organização.

Pessoas com habilidade nos relacionamentos interpessoais são boas ouvintes. Portanto, saiba ouvir. Elas ouvem para compreender e recebem as informações para escolher melhor a própria reação. Ouvem sem interromper e fazem perguntas para ter um esclarecimento maior. Não julgam imediatamente: a impressão poderá vir depois. Portanto, aprenda e saiba ouvir.

Fale o que pensa sobre um tema corporativo e pergunte pelo ponto de vista dos demais. Repasse algumas informações as quais considera que ajudarão os outros a trabalhar melhor ou ampliar seus horizontes. Revele mais coisas sobre si. Valorize, portanto cada membro da equipe e a própria equipe. Tome conhecimento, se possível, de três coisas sobre todos – seus interesses, seus filhos ou um assunto sobre o qual possam conversar além da pauta corporativa. Estabeleça temas sobre os quais possa conversar com cada uma das pessoas com quem trabalha e que transcendam as interações estritamente profissionais.

Seja um Líder comprometido com cada membro da sua equipe. O foco de um Líder de sucesso deve estar nas pessoas que fazem o resultado da empresa acontecer e para isso é preciso de um atributo essencial: a construção de relacionamentos.

Costumo dizer nos cursos e treinamentos que realizo a seguinte frase: -“O melhor elogio profissional que se pode receber é alguém querendo trabalhar com você.” Pense nisso.

Hamilton Chelegon – www.hchelegon.com.br