O mais antigo e mais utilizado método de ensino é a verbalização, o discurso. Muitos professores ainda acreditam na utilização de longos discursos como forma da promoção da aprendizagem. Na sua grande maioria, o máximo que esses professores conseguem é que o alunado decore os pontos mais importante do que está sendo apresentado em sala de aula. Nessa perspectiva os alunos não compreendem, não assimilam a verdadeira essência da aprendizagem, tonando-os incapazes de aplicar as teorias apresentadas nas situações concretas do cotidiano.

 

É de grande valor uma aula expositiva, sobretudo quando o professor detém conhecimentos profundos do assunto abordado e possui habilidades de comunicação.

 

A tecnologia da informação e comunicação  - TIC - chegou e a cada dia, cria-se novos conceitos, novos recursos, que passam pelo processo de aperfeiçoamento gerando outros recursos ainda mais avançados. Muitos sãos os meios de tecnologias da informação que propõe  agregar valor e qualidade na comunicação na educação superior.