Emagrecer Com Saúde

59.6% da população brasileira está em sobrepeso, segundo pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Perder peso e medidas é a vontade de muita gente aqui no Brasil. O pior são aquelas pessoas que pensam em emagrecer, mas fazem dietas loucas e restritivas, contudo nem sempre são saudáveis. Sem dúvidas a melhor forma de emagrecer com saúde não acontece da noite para o dia. Quanto mais lenta for a perda de peso, menos o corpo irá sentir a diferença e mais saudável será o processo.

Emagrecer de forma saudável deve ser a meta

Conforme dizem nutricionistas, emagrecer com saúde significa a perda de 1 a 2 quilos por semana, no máximo. Acima disto, o processo pode prejudicar funções importantes do corpo humano ao invés de ajudar. Embora a maioria das pessoas tem interesse em perder peso por questões estéticas, com certeza não desejam fazê-lo as custas de sua saúde.

Perder 2 quilos por semana não é tarefa simples, principalmente no início da dieta. O ideal é determinar uma meta menor como perder 1 quilo, dessa forma é mais difícil ter recaídas e como já citado, o corpo sentirá menos a perda.

Por onde começar

Nem todo mundo tem condições de ter um acompanhamento de nutricionista que irá passar toda uma dieta e restrições alimentares. Mas afinal, não é preciso ser formado para saber quais alimentos evitar e quais aqueles que podem ser consumidos com maior frequência. Comece diminuindo a ingestão de carboidratos como pão, macarrão, arroz e massas em geral. Os carboidratos são importantes para a nutrição, pois oferecem energia, mas se não for gasta, pode se tornar gordura e acumular na região da barriga, glúteos e outras.

Alguns alimentos tendem a “quebrar” as moléculas de gordura e isso ajuda na perda de peso. Por essa razão dê preferência a proteínas, fibras, alimentos integrais, leite desnatado e as frutas. Seguir uma dieta é imprescindível para um emagrecimento saudável, uma vez que a partir dela você conseguirá prever o quanto irá emagrecer.

Mastigue devagar

Essa talvez seja a dica mais comum, uma vez que mastigar devagar dá tempo para o cérebro processar qual comida você está comendo e isso auxilia no processo de perda de peso. Além disso, quem come devagar se sacia mais e não precisa comer muito para ficar satisfeito. Também evite comer em frente a televisão ou computador, pois isso pode distrai-lo e você come sem perceber e sem controlar a velocidade com que se come.

Após terminar a refeição, espere um tempo (de 15 a 20 minutos) para avaliar se ainda está com fome. Se estiver, você pode comer mais um pouquinho, desde que esteja seguindo uma dieta. Esse tempo é a média que o cérebro processa tudo aquilo que você comeu e analisa se aquilo é necessário para suprir suas necessidades energéticas. Pode parecer bobo, mas fazendo isso você evita consumir calorias que não precisa.

Faça refeições a cada três horas

Comendo a cada três horas o metabolismo do corpo trabalha de maneira adequada e isso ajuda a emagrecer de forma mais rápida. Muitas pessoas acabam engordando por comer em intervalos menores do que três horas. Mesmo não sendo comidas muito calóricas, essa caloria a mais faz diferença, principalmente para pessoas sedentárias. Comer com maior frequência torna o metabolismo mais lento e impede a queima de calorias, consequentemente haverá um ganho de gordura e peso

Beba água com frequência

Uma boa razão para beber bastante água é que ela é capaz de ajudar na perda de peso. 2 litros por dia já estimula a perda de 100 gramas. Colocando isso por mês, você poderá perder mais de um quilo sem fazer nada a não ser beber água. Sem contar os diversos benefícios que o corpo ganha com o hábito.

Faça exercícios físicos

A dica é batida mais funciona. Pode ser uma caminhada ao fim do dia, academia, enfim, qualquer atividade ajuda. O que não pode é ficar parado para deixar que a energia consumida durante o dia se acumule.

Não desista se tiver uma recaída

Emagrecer é uma mudança e qualquer mudança trás resultados. A medida que você muda os hábitos com objetivo de perder peso, é difícil manter-se na linha. As recaídas podem surgir, mas é importante não desanimar. Provavelmente isso já pode ter acontecido com você e a melhor alternativa para evitar é se preparando. Lembre – se que é importante perseverar.