Quando se pensa em fazer uma viagem bacana com a família, num ambiente em que se possa ter um contato mais imediato com a natureza, Foz do Iguaçu é um dos destinos mais lembrados. Na cidade localiza-se o Parque Nacional do Iguaçu, considerada pela UNESCO Patrimônio Natural da Humanidade. Neste parque está localizada a grande atração da cidade: As famosas Cataratas do Iguaçu. Vale a pena investir numa passagem aérea ou num bom pacote turístico e seguir esse guia de viagem para curtir essa grande atração disponível em terras brasileiras que é o terceiro maior destino de turistas estrangeiros no Brasil.

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu:

 Foz do Iguaçu é uma cidade de pequeno porte, onde suas atrações turísticas resumem o que realmente há de bom para se fazer no local. Por isso, é importante manter-se hospedado próximo ao centro da cidade, onde é possível deslocar-se com facilidade para chegar às atrações ou encontrar alguma agência de turismo que ofereça algum guia de viagem que possa ajudar com alguma informação ou ajudar no melhor aproveitamento do passeio. Diante disso, uma boa opção de hotel é o Hotel Foz do Iguaçu, que oferece todas as vantagens citadas anteriormente.

- O que fazer em Foz do Iguaçu:

Parque Nacional do Iguaçu:

Passeio imperdível, como citado anteriormente, é a visita ao Parque Nacional do Iguaçu, onde pode-se apreciar numa caminhada em família as belezas naturais do mesmo. O ideal é chegar pela manhã ao parque e começar a caminhada em meio à natureza, atravessando a floresta em direção à melhor vista das Cataratas. Durante a caminhada e possível ver as Cataratas de diferentes ângulos, mas o clímax do passeio acontece quando chega-se às passarelas que nos levam bem próximo às quedas d’água. Prepare-se: você vai sair encharcado!

No passeio dentro do parque, é possível fazer um passeio super interessante: o MACUCO SAFARI, onde você pode ir de barco, junto de um guia que coordena o passeio, numa pequena excursão de +- 30 min, até a queda d’água do lado brasileiro das Cataratas. Ou seja, tomar banho diretamente na queda d’água!!! Uma sensação única, emocionante!! Vale a pena desembolsar um dinheirinho a mais e curtir esse passeio à parte quando for a Foz do Iguaçu!!

No mesmo dia que for ver as Cataratas, aconselha-se visitar o Parque das Aves que é bem próximo e acaba sendo um passeio a mais para incrementar o dia. Pode-se ver dentro deste parque não só aves, mas também outros bichinhos interessantes, o que acaba sendo um passeio agradável dentro de um ambiente propício para tirar fotos incríveis, fontes de excelentes lembranças em família.

Usina de Itaipu:

Num outro dia, é interessante visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional. Um passeio super interessante, onde pode-se apreciar essa grande obra de engenharia que encanta a todos que a visitam. Não perca a chance de ver uma turbina gerando energia elétrica a poucos metros de distância e de acompanhar com um guia de viagem os diferentes setores desta que é a maior usina hidrelétrica do mundo, administrada por Brasil e Paraguai.


Compras:

Para aqueles que gostam de fazer umas comprinhas, não se pode deixar de sair de Foz do Iguaçu e atravessar a Ponte da Amizade, sobre o Rio Paraná, e comprar suas lembrancinhas e souvenirs na Ciudad del Leste, no Paraguai. Mas cuidado: é verdade que pode-se encontrar muita coisa bacana e barata por lá, mas é preciso prestar bastante atenção em tudo que se compra. Tudo o que for eletro-eletrônico deve ser testado antes de se fechar o negócio para ver se está tudo OK. Lá são aceitos tanto dólares, quanto reais, quanto guaranis (moeda paraguaia) para as transações comerciais. A cidade em si é bem “sujinha”, desorganizada e tumultuada mas, tomando os devidos cuidados, é possível aproveitar bem o passeio e sair de lá tendo feito bons negócios. Dica: recomenda-se comprar sempre que possível no Shopping Paraguay, que fica logo na entrada da cidade, assim que se sai da ponte. Outro ponto interessante para se fazer compras é na Argentina, na cidade de Puerto Iguazu, onde localiza-se o Duty Free Shop Puerto Iguazu. Trata-se um ponto comercial localizado na tríplice fronteira onde, diferente de Ciudad del Leste, seus frequentadores podem adquirir seus produtos com mais confiabilidade, tranquilidade e requinte.

Curiosidades sobre Foz do Iguaçu: .

. Foz do Iguaçu possui um dos maiores Templos Budistas da América Latina. Fica localizado na Rua Aluízio Ferreira de Souza, 99 e abre para visitas terça a sábado das 9h00 às 17h00; domingos das 10h00 às 15h00.

. Dentro da Usina de Itaipu existe uma linha no solo da mesma, passando inclusive pela sala onde os funcionários ficam trabalhando, que representa a fronteira entre Brasil e Paraguai. Muitos visitantes da usina costumam tirar uma foto com um pé em cada país, separados por esta linha, como lembrança da visita à Itaipu e aos dois países simultaneamente.

. Existem cerca de 72 etnias diferentes em Foz do Iguaçu, evidenciando a presença de estrangeiros que vieram morar na cidade. Isso acarretou a grande diversidade religiosa na cidade, que pode ser observada no Templo Budista e na Mesquita Árabe que podem ser encontradas por lá.