Prof. Dr. Johnni Langer (UFMA/Brathair). [email protected]

Texto-base para o mini-curso Introdução ao estudo da mitologia e religiosidade dos Vikings, UFSJ, MG, 8 a 11 de julho de 2008.

Uma das maiores dificuldades para os estudantes de graduação em História e ciências humanas no Brasil - os que tem interesse no estudo da mitologia e religiosidade escandinava - é o acesso a livros sobre o tema ou uma orientação sobre o que ler ou o que pesquisar. O objetivo principal deste guia é fornecer não apenas uma orientação crítica das leituras principais, mas também sugestões para perspectivas teóricas e metodológicas. O guia é dividido em três partes: A. Leituras iniciais (Estudos básicos em português; manuais, dicionários e enciclopédias; artigos sintetizadores e sistematizadores em línguas estrangeiras) destinada aos primeiros contatos com a temática; B. Fontes primárias, indicada a quem já tem alguma leitura e está iniciando suas pesquisas; C. Estudos avançados (Livros específicos e coletâneas; artigos em língua portuguesa; artigos estrangeiros e teses; revistas acadêmicas on-line e sites sobre mitologia germano-escandinava), para os estudantes que efetivamente já realizam pesquisas ou os interessados que tem uma boa base na compreensão dos mitos nórdicos.

A. LEITURAS INICIAIS

O Brasil ainda não possui tradição na publicação de estudos acadêmicos sobre escandinavística, prejudicando muito os interessados. Mas não faltam obras esotéricas e de pouco critério, que afetam a divulgação de estudos sérios, motivo pelo qual não recomendamos a leitura das seguintes obras: Mitologia dos povos germânicos, de Maria Lucília Meleiro; Mistérios nórdicos, de Mirela Faur; As moradas secretas de Odin, de B. Woddensdottir; e todos os livros sobre runas editados em português.