Cheguei em casa tranquila hoje. Acho que posso afirmar que não tirei zero no teste de matemática que tive hoje. Que bom. Isso elevou até minha auto estima, pois não estou me sentindo tão burra quanto antes - sábado passado também tivera um teste de matemática, porém, ainda nem acredito que minha nota foi muito baixa, talvez até a ponto de eu ficar deveno pontos por ter inventado tanta loucura num único papel.
Mas hoje, em especial, cheguei em casa bem animada para ir ao Centro Espírita, até porque, na semana passada estava tão desgastada (tanto fisacamente quanto emocionalmente), que só fui assistir a palestra, não quis participar do E.S.D.E. Antes que você pense que é "sessão de descarrego", ou "invocação ao demônio", esclareço: E.S.D.E significa "Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita"; espíritas Kadercistas não fazem esses tipos de coisas.
Como na semana passada faltei ao estudo, e houve um pequeno trabalho em grupo, para não ficar sem fazer nada, pedi para entrar no grupo de minha mãe e de minha irmã. E fiquei responsável pela parte de elaborar o que seria explicado, baseando-me num texto. No entanto, aproveitando minha Internet em casa, decidi expandir meus conhecimentos sobre o assunto, e pesquisei sobre o tema "Condições ambientais nas esferas espirituais". Nisso, encontrei uma questão no site "Yahoo Respostas" que me fez cair na gargalhada, de tão ridículo que era seu nível de preconceito.
Decidi copiar - sem mudar uma única palavra, nem mesmo os erros de português - para você compreender melhor o que estou querendo dizer:


Por que os espíritas kardecistas não admitem que são macumbeiros, se invocam mortos/demônios em suas sessões de imundícia?

Eles têm preconceito e racismo contra os macumbeiros mais pobres, da Umbanda, Quimbanda, Candomblé?
Gostam de se "diferenciar" dos outros? Dizem que kardecismo é ciência. Kardec era cientista. Tá bom. Só se for a ciência da ignorância!
Se fosse ciência e filosofia haveria aulas de espiritismo nas universidades! Mas não há, pois não passa de macumbaria e invocação de demônios, além de ignorância, preconceito e pretensão.
É a Macumba da Classe Média, que recorre aos demônios nos centros kardecistas mas de vez em quando também aparece nos terreiros, tudo farinha do mesmo saco... Exu, Pomba Gira, Chico Peruquento, Bezerra de Menezes e outros




E encontrei respostas de todos os tipos. As que mais gostei, e que fazem sentido são:




1) Não adimitem que são macumbeiros porque não o são; segundo, não se envoca os mortos, porque ninguém morre, só muda de plano; terceiro: não se invocam espíritos em sessões mediunicas, os espíritos que ali se comunicam tem livre espontanea vontade de ali estar sem ninguém obrigá-los a nada, até porque rituias simbolos, etc não exercem nennhuma influência sobre eles; quarto: não existem demônios porque demônios são invenções da igreja para botar medo nas pessoas e elas ficarem quietas, sem questionarem seus dogmas ; quinto: espirita de verdade não tem nenhum preconceito com ninguém, pois na sua opinião, as pessoas devem estudar e ler de tudo e julgar o que é bom para ela; sexto: espiritismo é uma ciência filosófica que estuda as relações do homem além túmulo; sexto: para ser ciência não é presiso que se tenham aulas nas universidades; e além do mais, não apenas a classe media frenquenta centros espíritas, a classe baixa e alta tambem frequentam."Farinha do mesmo saco' -' você só mostra a sua ingnorância com relação a essa questão. E outra coisa: Bezerra de Menezes foi uma pessoa, não tem nada a ver com "pomba gira" e essas coisas...




2) Primeiro que kardec era um psicólogo com doutorado de grande renome, cético da visão espirita; depois de seus estudos, seguindo um caminho cetico, ele muda sua visão e adere a tal. Já tentou pesquisar sobre a religião para entendê-la melhor?
Segundo, você faz uma diferenciação muito grande de níveis sociais na sua "crítica", mas nem todos que frequentam um centro espirita são de classe média, na verdade, a maior parte é de classe baixa e o mesmo acontece com terreiros em geral, nem todos que lé frequentam são de classe baixa...
Terceiro, as religiões afro-descendentes, como Umbanda, Quimbanda e Candomblé são baseadas em cultos africanos com a mistura do espiritissmo brasileiro, por isso o nome afro-descendentes, estude um pouco de teologia e irá entender...




Pessoalmente, não entendo porque há tanto preconceito. Não apenas com o Kadercismo, mas com todas as religiões. Acho um absurdo essa guerra, envolvendo a questão da "religião suprema". É uma querendo ser melhor do que a outra, e o fato que torna isso mais estúpido é que, se analisarmos cuidadosamente, o princípio da maioria delas é o mesmo: o amor, o bem. Muitas falam que devemos amar ao próximo como a nós mesmos. Mas muitos de seus praticantes, ignorantes, acham que devem amar ao próximo sim, mas que tenham as mesmas crenças. E é a partir daí que começa essa guerra. Pode ser normal estranharmos certos hábitos, rituais, de religiões nos quais não estamos acostumados. Mas devemos respeitar a individualidade de cada uma. Não devemos agredir ou perseguir NINGUÉM por causa de suas crenças, ou qualquer outro motivo, se considerarmos os fato que devemos conviver com o máximo afabilidade possível.
Se queremos um mundo melhor, devemos nós mesmos fazer o que de bom ensina cada religião, respeitando a individualidade de seus próximos, e aderindo bons hábitos, como o de cumprimentar as demais pessoas, demonstrar gratidão (nem que seja com um simples sorriso), dar um abraço em quem precisa, enfim, tentarmos nos tornar SERES HUMANOS dignos, que agem de acordo com os sentimentos que propiciam o bem comum.




#OBS: Não estou querendo elevar ou rebaixar NENHUMA religião; usei o exemplo do espiritismo porque além de ser minha religião, encontrei um exemplo interessante de preconceito religioso que envolvia-a.
Caso deseje ler o debate sobre o assunto no site que encontrei: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110221104302AADjqfC