O telemóvel é já utilizado desde o GTA Vice City, era por onde o Tommy recebia as chamadas, o mesmo nos outros jogos da série, mas nunca teve tanta importância como agora no GTA IV. Para além de recebermos as chamadas relacionadas com as missões como já acontecia anteriormente existe agora a possibilidade de nós próprios fazermos chamadas para quem estiver na nossa agenda. Normalmente cada personagem que conhecemos durante o jogo fica com o nosso número e poderá contactar-nos tanto por mensagem de texto ou telefonando para nos chamar para outras missões. Ao mesmo tempo iremos ficar com o seu contacto na nossa agenda. No caso das personagens com que interagimos apenas nas missões, quando lhes ligamos iremos ouvir uma gravação do seu atendedor de chamadas, quando ligamos para os nossos amigos o mesmo pode acontecer quando estes não estão disponíveis. O telemóvel é a forma que nós temos de contactar e ser contactados pelos nossos amigos, frequentemente iremos estar a receber chamadas deles para sairmos com eles, seja para beber alguma coisa num bar, ir a um restaurante ou qualquer outra coisa, depende dos gostos de cada um. Para além de eles nos convidarem também nós o temos de fazer ou então eles podem ficar chateados, quando lhes ligamos tal como disse em cima pode ir ter ao atendedor de chamadas caso eles não estejam disponíveis, se for uma hora mais imprópria poderão até estar a dormir.

Outra função do telemóvel é ver os encontros agendados, é possível marcar encontros pela internet com outras pessoas, quando o fazemos fica agendado no telemóvel de Niko.

Uma outra novidade do GTA IV é a forma de introduzir os códigos, agora estes são introduzidos pelo telemóvel, como que se uma chamada estive-se mos a fazer. O melhor é que basta introduzir cada código manualmente, uma vez introduzido fica registado no telemóvel bastando seleccioná-lo.