Desde GTA III que os jogadores dispõem dos mais variados códigos que podem introduzir durante o jogo. Estes são muito uteis principalmente por permitir restabelecer tanto a vida como o colete ao protagonista, sem eles a única forma é apanhar os ícones da vida e colete que se podem encontrar nalguns locais, como hospitais, ou então como no caso do GTA IV comer, quando andamos livremente sem nada para fazer é fácil restabelecer a vida mas enquanto estamos a cumprir uma missão as coisas são mais complicadas, é verdade que no decorrer da missão podemos encontrar vida, colete e armas pelo caminho mas em muitas situações é quase impossível conseguir passar sem recorrer aos códigos.

Cada jogo da série tem a sua lista de códigos, sendo que estas diferem de jogo para jogo, a quantidade de códigos do GTA Vice City Stories para PSP é muito menor que a lista de códigos para GTA San Andreas da PS2. Uns com mais outros com menos os efeitos são algo semelhantes. Em todos os jogos permitem restabelecer a vida, colete, arranjar armas, tornar o protagonista noutra personagem, amentar e reduzir o nível de procurado, fazer surgir outros carros, motas, helicópteros ou aviões, alterar o estado do tempo, entre outras coisas mais particulares de cada título. Existem também algumas diferenças conforme as plataformas, tanto no GTA Vice City Stories como no GTA Liberty City Stories para PSP é possível jogar de pernas para o ar, mas já nas versões para a PS2 isso não é possível.

O GTA IV foi uma grande mudança na série, ao trazer um jogo em HD em que as leis da física afectam a condução entre outras coisas, o telemóvel foi novidade por, pela primeira vez para além de receber chamadas se tornar numa ferramenta muito útil para o jogador, incluindo para a introdução dos códigos. Até então era necessário no decorrer do jogo clicar numa sequência de teclas agora basta introduzir um número como se tivéssemos a fazer uma chamada e está feito, outra novidade é que só é preciso fazer isso uma vez, uma vez introduzido um código basta ir ao menu do telemóvel e seleccionar o código que pretendemos. Salientar ainda que os números são iguais para todas as plataformas, seja PS3, Xbox 360 ou PC.

É muito mais simples de introduzir mas os códigos para GTA IV não são muitos, para além dos básicos para todos os jogos, há apenas mais alguns para fazer surgir alguns veículos e pouco mais.