EIRAS, Alexandra Ap. L. Toffanetto Seabra – (Programa de Pós Graduação da UFRJ) Grupos e Serviço Social: Explorações Teórico-Operativas, o Caminho a Percorrer.

GRUPOS E SERVIÇO SOCIAL:

EXPLORAÇÕES TEÓRICO-OPERATIVAS, O CAMINHO A PERCORRER.

A autora apresenta em uma tese de doutorado uma reflexão analítica sobre os grupos, pontuando suas observações e perspectivas concernente a continuidade da pesquisa com grupos, valendo-se das referencias de Jean Paul Sartre expostas no livro “Critica da Razão Dialética” de 1960, percorrendo uma matriz sócio histórica no campo da produção com os grupos, a autora discute incisivamente com questionamentos sobre as praticas grupais contemporâneas, enfatizando que não se pode deixar de considerar a conjuntura histórica social, cultural e politica dos seguimentos grupais, para positivamente entender sua dinâmica.

Conceitua que certas particularidades atravessam o que é produzido pelos Movimentos Institucionais, destacando algumas publicações que sustentam empiricamente sua defesa de tese.

A autora faz apologia ao fato da coletividade dos grupos quanto a organização no intuito de solidificar conquistas de poder e a participação ampla como exemplificado pelos trabalhadores na Europa.

Traz à luz uma discussão reflexiva sobre os grupos e as classes sociais, enaltecendo a questão no âmbito da relevância da categoria na visão marxista.

Enfatiza a multiplicidade de atenuantes envolvidas na construção das classes sociais, fazendo segundo a autora, a revolução dentro da revolução de revolução, ou mesmo pela continuidade, o que a faz questionar sobre a capacidade de organização dos grupos, no entanto a mesma cita a importância dos movimentos pela luta coletiva capaz de transformar..

Assim a autora discorre sobre as condicionantes da perspectiva dialética para intervenção nos grupos, focando como objetivo da referida tese, a exploração de caminhos teórico-operativo que contribuam para o trabalho do Serviço Social.

A autora finaliza destacando os conteúdos teóricos que julga de grande importância para compreensão dos grupos e das práticas grupais no contexto de uma sociedade capitalista, sem contudo encerrar à discussão sobre o tema.