O povo gaúcho é conhecido pela sua união e orgulho pela sua terra, mas se existe um momento em que essa união acaba, por pelo menos 90 minutos, é em dias de “Grenal”, o clássico jogo entre os dois times da capital gaucha, Grêmio e Internacional.

O primeiro “Grenal” aconteceu em 1909, o jovem time do Internacional foi massacrado pelo já experiente time do Grêmio com um placar de 10 a 0. O Grêmio, nos anos seguintes, continuou vencendo o Inter até 1915, quando sofreu sua primeira derrota para o adversário por 4x1.

A partir daí, a rivalidade entre os dois times só aumentou, durante os anos, diversos clássicos entraram para a história de um time ou outro pela importância da partida ou curiosidades que ocorreram nelas, vamos a alguns exemplos:

  • Grenal do Século

A segunda partida Entre Grêmio e Internacional pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988 ganhou esse nome pela sua importância, já que valia uma vaga na final do campeonato e uma vaga para a taça Libertadores da América. A Partida terminou 2x1 para o Inter, de virada, os dois gols foram marcados no segundo tempo pelo centroavante Nílson que jogou machucado, o jogador é considerado até hoje um herói pelos torcedores do Inter.

  • Grenal das faixas

Após o Grêmio vencer o Mundial Interclubes de 1983, o jogador Mario Galvão do Internacional teria dito “eles podem ser campeões do mundo, mais aqui no estado mandamos nós” a declaração motivou Renato Gaucho a sugerir um “Grenal” para entrega das faixas, o Grêmio colocaria a faixa de Campeão Gaucho e Inter de Campeão Mundial, dessa sugestão saiu 268º Grenal, vencido pelo Grêmio por 4 x 2.

  • Grenal dos 5 a 2

A partida número 355 do “Grenal” foi disputado no Campeonato Brasileiro de 1997 e ficou conhecido por Grenal dos 5 a 2, devido ao seu resultado. O jogo era aguardado com uma grande expectativa, pois o Grêmio havia conquistado a Copa do Brasil daquele ano enquanto o Inter era o atual campeão Gaúcho. A partida foi marcada pela tensão entre os jogadores, no total foram quatro expulsões, duas para cada time, o resultado final da partida foi á favor do Internacional, destaque para o meia Fabiano, autor de três gols da goleada.

Até hoje a rivalidade entre os dois times é grande, o que não diminui em nada o espetáculo que a torcida proporciona, vale a pena assistir á um “Grenal” até se você não for torcedor de nenhum dos times. A dica para quem quer prestigiar o espetáculo, mas não é da cidade, é pesquisar um hotel em Porto Alegre próximo ao Estádio Beira Rio ou ao Olímpico, que é onde freqüentemente ocorrem os confrontos.