GRAVIDEZ NA ADOLESCÊCIA NO POVOADO DE ESTIVA DO SÍTIO DO MUNICÍPIO DE SÃO DESIDÉRIO-BA EM MENORES ENTRE 12 E 18 ANOS


Glaúcia Trindade Rocha¹ E-mail ? [email protected]
Rafael Teixeira Lopes¹ E-mail ? [email protected]
Sheila Adriana Teixeira Lopes¹ E-mail ? [email protected]
Cacilda Ferreira Reis² ? [email protected]

Resumo:
Esse artigo científico é baseado em pesquisa de campo tem como tema gravidez na adolescência, que segundo Vitelo e Conceição (1990), há transformações físicas e modificações psicossociais.
Segundo Vitelo a gravidez da mulher jovem não é um problema exclusivo dos nosso dias, afinal nossas avós casavam-se aos 15 ou 16 anos e começavam na adolescência à procriar, mas a gestação eram desejadas. A partir dos anos 60 à gravidez na adolescência passou a ser um problema.
O Povoado de Estiva do Sítio fica situado na cidade de são Desidério-BA, existe um grande número de incidência de jovens grávidas ou que engravidaram na adolescência.
A pesquisa foi aplicada após a aceitação verbal e escrita da participação dos pesquisadores, depois de ter lido e assinado o termo de consentimento livre e esclarecido, conforme a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.
Nos dados coletados na pesquisa de campo realizada no povoado de Estiva do Sítio, na cidade de São Desidério-BA contatou que das 20 adolescentes entrevistadas 3 tem 13 anos, 5 tem 14 anos, 4 tem 15 anos, 6 tem 17 anos e 2 tem 17 anos; e que a idade que elas tiveram à primeira gestação foi: 12 anos 2 adolescentes, 13 anos 5 adolescentes, 14 anos 7 adolescentes, 15 anos 4 adolescentes e 16 anos 2 adolescentes. Dos pais entrevistados participam de algum programa oferecido pelo PSF 12 famílias diz participar sendo 09 Planejamento Familiar; 03 Viva sem AIDS; 05 Hipertensão
Conforme foi relatado na hipótese, a condição socioeconômica, assim como a falta de orientação podem influenciar no alto índice de gravidez entre adolescentes.




Palavras-chaves: gravidez, adolescência














(1) Acadêmicas de enfermagem, segundo semestre na Faculdade São Francisco de Barreiras / FASB
(2) Orientadora, mestre em política pela UNB-DF

Abstract:
This article is based on scientific field research theme is teenage pregnancy, that the second calf and Conceição (1990), there are physical changes and psychosocial changes.
Second calf pregnancy in young women is not a problem unique to our day, after our grandparents got married at 15 or 16 years beginning in adolescence and to procreate, but the pregnancy was desired. From 60 years to teenage pregnancy has become a problem.
The Town of stowage Site is located in the city of St. Desiderius, BA, there are a large number of incidence of youth who are pregnant or become pregnant in adolescence.
The survey was carried out after verbal and written acceptance of the participation of researchers, after having read and signed the term of consent, according to resolution 196/96 of the National Health
In data collected in field research conducted in the village of stowage of the Site, in Sao Desiderio, Bahia contacted, out of 20 teenagers interviewed three is 13, 5 14 years old, has 15 years 4, 6 is 17 and has two 17 years, and that they had age at first pregnancy was: 12 years 2 teens, 13 years 5 teenagers, teens 14 years 7, 4 adolescents 15 years and 16 years two teenagers. Of the parents surveyed participate in any program offered by the FHP says 12 families participate in Family Planning is 09, 03 Living without AIDS, 05 Hypertension
As was reported in the hypothesis, socioeconomic status, as well as the lack of guidance may influence the high rate of teenage pregnancy.




Keywords: pregnancy, teens


























I. INTRODUÇÃO

Este artigo científico baseado em pesquisa de campo tem como tema gravidez na adolescência, que segundo Anger (1980) a adolescência caracteriza-se por alterações biológicas, psicológicas, sociais e culturais, podendo ser um período de alegria irreprimível e aparentemente de inconsolável tristeza e perda de solidão, altruísmo e egoísmo, curiosidade insaciável de tédio, de confiança e de dúvida, sobre si mesmo. Mas, acima de tudo, é um período de rápidas mudanças ambientais quanto a natureza das demandas externas impostas pela sociedade e seus membros em desenvolvimento.
Segundo o mesmo autor mencionado à cima as causas mais freqüentes da gravidez na adolescência são: desejo inconsciente de ficar grávida; vontade de provar que é mulher e verificar se o seu corpo funciona; tentativa de se casar com o homem a quem ama; vontade de contrariar os pais para sair de casa, da escola ou da cidade onde mora; satisfazer a um desejo oculto dos pais; aliviar uma sensação de depressão e isolamento.
Segundo Vitelo a gravidez da mulher jovem é um problema exclusivo dos nossos dias; afinal nossas avó casavam-se aos 15 ou 16 anos e as gestações eram precoce, para a época isso não era um problema, pois essas gestações eram desejadas. O problema da gestação indesejada entre adolescentes passou a se tornar importante a partir da década de 60. Nessa época, como o resultado da revolução de costumes então corrida, houve maior liberação do exercício da sexualidade, que resultou em aumento da freqüência de gestação indesejáveis entre adolescentes.
O Povoado de Estiva do Sítio, situado no município de São Desidério-Ba, onde há um número grande de adolescentes que engravidaram na idade de 12 à 17 anos. Em decorrência desse fato consideramos importantes a realização do estudo, que teve como objetivo compreender as razões que contribuem para alta incidência de gravidez no povoado de Estiva do Sítio, de São Desidério-Ba.
Depois de aplicarmos os formulários percebemos alto de jovens grávidas ou que engravidaram na adolescência, foi possível observar também a as condições socioeconômicas e a falta de orientação dos familiares são fatores que contribuem para essa alta incidência.
Concluímos que a falta de palestras a respeito do tema é um dos motivos para que essas adolescentes possam ter consciência das dificuldades que tem para criar uma criança, percebemos que a influência dos familiares também contribuem, por isso é necessário que se tenha diálogos para os pais também.
Baseado em aspecto metodológicos, a pesquisa foi de natureza exploratória, ou seja, busca constatar algo no organismo ou fenômeno. (Gil)
Foi utilizado o método indutivo, partindo do particular para entender o todo sobre o assunto citado.
O projeto tinha como objetivo colher amostra de 20 famílias, onde foram aplicados 02 (dois) formulários 20 para os pais ou responsável e 20 formulários para as adolescentes que estavam ou estiveram gestantes na faixa etária de 12 à 17 anos, onde as família foram escolhidas aleatoriamente, os formulários foram aplicados em suas residências.
A pesquisa foi aplicada após uma aceitação verbal e escrita da participação dos pesquisadores, através da leitura e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, conforme estabelece a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.





II. DESEVOLVIMENTO


Nos dados coletados na pesquisa de campo realizada no povoado de Estiva do Sítio, no município de São Desidério na entrevista com os pais, constatou que 40% dos entrevistados responderam que de 11 a 13 pessoas moram na mesma residência. Sobre participar de algum programa oferecido pelo PSF 12 famílias diz participar sendo 09 Planejamento Familiar; 03 Viva sem AIDS; 05 Hipertensão e etc. No que diz respeito a idade que sua filha engravidou 07 pais responderam com 15 anos. Sobre se as filhas moram com os pais 12 moram e 5 não moram.
Para filhas foi importante analisar: se continua seus estudos, das entrevistadas 70% continuam seus estudos. Sobre início da vida sexual 03 responderam 10 anos; 06 - 12 anos; 08 ? 13 anos; 03 ? 14 anos. Em relação se faz algum uso de algum método contraceptivo, 85% diz fazer uso sendo que desses 59% faz uso de anticoncepcional 30% faz uso de camisinha e o restante faz uso de outros métodos.
Pode-se observar também na pesquisa que os pais (familiares) sentiram que o fato de das adolescentes terem filhos muito jovens proporciona aumento de despesas na família. E as adolescentes disseram que "estavam felizes, mais poderiam ter esperado mais um pouco par estabilizar mais a vida, pois era mais difícil estudar, trabalhar e fazer outras atividades eram maiores".
































III. CONCLUSÃO

Dentre os inúmeros fatores que contribuíram para gravidez na adolescência, os mais importantes sem dúvidas tem sido o uso e abuso da sensualidade nos meios de co munição de massa e as visíveis mudança nos costumes e na constituição das famílias, conseqüentes à acelerada urbanização. Além disso, ocorreu também uma perda da capacidade de controle sobre a sexualidade das jovens, pois o ambiente das grandes cidades não mais permite que nelas funcionam os tradicionais meios sociais e familiares de controle. (Ministério da Saúde)
Perante os resultados os resultados acima, as adolescentes fazem uso de métodos contraceptivos, que a maioria estuda, continua tendo mais filhos, e que a maioria dos pais aceitam que suas filhas engravidam na esperança de ser uma pessoa a menos em casa para se alimentar.
Neste contexto, pode observar a necessidade de uma intervenção, realizada por profissionais de enfermagem, podendo atuar na questão educativa fazendo com que haja uma confiança e consciência dessas jovens e familiares sobre as transformações que a gravidez na adolescência podem causar na vida delas.





































IV. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ANGER, Jonh. Adolescência sob Pressão. Haper & Raro do Brasil LTDA1980

OITELO, Nelson. Gravidez na adolescência. Pais & Teens, 1997

Ministério da Saúde. PROFAE. Brasília. 1999.