Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. [ Sl 100:4]

·Pastor George Emanuel

·Alguém disse que um simples pensamento de gratidão elevado ao céu é a mais perfeita oração.

Falar de gratidão que é devida a Deus por seus benefícios e bênçãos não é uma tarefa fácil para os pregadores da atualidade. Vivemos na era do inconformismo, nossos irmãos em Cristo, por vezes, não discernem os privilégios do acesso a Deus, bem como do dever de demonstrar gratidão para com o Senhor.

O Salmo 100 se destaca entre os salmos de triunfante gratidão. É a gloriosa culminação da sucessão de salmos que começa com o Salmo 95. O rei Davi convida a todos os povos da terra a unir-se com Israel num coro de louvor universal a Yahweh, porque ele é misericordioso e fiel para sempre. Davi ensina que Deus é o Sumo-Pastor, o Supremo-Pastor, o Pastor do Universo.

No N.T. temos o evangelista Lucas, [Lucas escreveu o Evangelho e Atos dos Apóstolos em gratidão a Teófilo] relatando a historia dos dez leprosos (17.11-19), expressa o desapontamento de Jesus com os nove que foram curados, mas não foram gratos. Jesus recompensou o ex-leproso samaritano agradecido com uma bênção adicional. Quando Jesus disse: Este estrangeiro (v.18); em outra versão, "esse estranho" é porque os samaritanos surgiram da mistura dos israelitas com povos pagãos, que haviam sido introduzidos pelos assírios após a queda do reino do norte (2Rs 17.24). Nós éramos assim como aquele samaritano, vivíamos em estado de alienação, miséria e perdição. Éramos por natureza "filhos da ira" (Ef 2:3); éramos leprosos por causa da nossa pecaminosidade, mas com uma única oferta Cristo "aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados" (Hb10:14).

Ser um cristão grato a Deus é muito mais que expressão, ser grato envolve ação. Poucos são aqueles que entram pelas portas da adoração com gratidão.A Igreja expressava a sua fé e gratidão, não apenas louvando a Deus (At 2.47; Ef 5.18-20; Cl 3.16). A igreja expressa gratidão genuína quando procede com santas e verdadeiras motivações.

Analisemos agora algumas das razões que temos para agradecer a Deus.

1.Por Deus Ser Quem é:

Deus deve ser louvado por aquilo que Ele é. Deus é o Senhor de todas as coisas; a Sua vontade é que Lhe rendamos graças como reconhecimento reverente de Sua majestade e misericórdia manifestas em Seus atos salvadores. O salmista declara: 3 Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.

2.Por Deus ser Bom e Misericordioso:

O salmista conclama: Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.(v.5) Aqui há a compreensão de que toda a nossa relação com Deus baseia-se em Sua misericórdia. Após a destruição de Jerusalém, Jeremias escreve: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos porque as suas misericórdias não têm fim" (Lm 3.22). Tudo que somos e temos pode ser resumido na "misericórdia eterna de Deus", que se compadece de nós e propicia a nossa salvação. As Escrituras declaram que Deus é benigno e misericordioso para com todos; até para com os ingratos e maus, aos qual Deus manifesta a Sua bondade através da concessão de bênçãos temporais (Vd. Lc 6.35,36).

3.Por Deus ser Salvador.

O samaritano ao ver a cura de sua lepra voltou ao Mestre para agradecê-lo. A lógica teria sido ir junto com os outros e entrarem pelas portas do Templo em busca dos sacerdotes, mas a consciência da salvação direcionou o samaritano a entrar pela verdadeira Porta que o conduz ao verdadeiro Sacerdote e verdadeiro Deus. É sabido que os sacerdotes davam o diagnostico sobre a cura de um leproso, cabia ao sacerdote prescrever o laudo (Lv 14), mas aquele homem além de leproso era samaritano e mesmo curado ainda seria uma praga para os judeus.

O samaritano volta a Jesus (o Salvador) não por ser desobediente a ordem do Mestre, mas por compreender em sua alma que Jesus é o Templo de Deus, a Porta de Deus, o Sacerdote de Deus, o Altar de Deus e o Salvador de Deus, e que somente Jesus pode declarar puro um homem imundo.

Quando retornou em gratidão a Cristo, aquele homem ganhou muito mais que uma cura física. Jesus disse: "Tua fé te salvou". Enquanto seus "amigos" foram declarados cerimonialmente limpos, o samaritano foi declarado salvo. Veja como a gratidão é recompensada:

·Primeiro, de samaritano excluído para filho das promessas.

·Segundo, de leproso para sacerdote da nova Aliança. Ele prostrou-se e adorou, estas são funções exclusivas dos oficiais do culto.

·Terceiro, de escravo do pecado e da enfermidade para liberto do poder da condenação eterna. "levanta-te e vai, tua fé te salvou".

·Quarto, de objeto de opróbrio para um exemplo de gratidão e fé.Jesus elogiou aquele homem quando disse: " Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?

Lucas salienta que nossa conduta é o que vale diante de Deus. Deus deseja ver a gratidão dos seus servos, não apenas com seus lábios, mas com suas vidas.

J.C. Ryle, disse: "gratidão é coisa rara, somos mais dispostos a orar do que adorar, mais dispostos a pedir do que agradecer... a excessiva ingratidão dos crentes é uma verdadeira desgraça para nossa época".

"Os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso e a vingança um prazer." Tácito

Existem muitos exemplos de ingratidão na Bíblia: Nabal, Ananias e Safira, os homens de Listra, o rico insensato, e tantos outros. Precisamos, urgentemente, de uma reforma de conduta. A ingratidão é uma corrente que aprisiona os homens; a ingratidão dá às costas (como aqueles nove leprosos) abandonando a justiça e o amor de Deus em Cristo; a ingratidão é bastarda, não vê Deus como Pai.

Infelizmente, a maioria dos crentes da nossa época demonstra "gratidão" apenas no intuito de receberem mais benefícios, mas Deus sonda, esquadrinha e prova aos corações, de fato nós somos ingratos para com tudo que Jesus Cristo têm nos dado, aliás, Deus requer de nós gratidão, não apenas pelas bênçãos, mas gratidão mesmo em meio às adversidades do dia a dia. Este é um sinal evidente de que temos a vitória por Cristo (1Ts 5.18/At 16.25; Rm 8.37; 1Co 15.57; 2Co 2.14).

Expressar preocupação pelo bem-estar espiritual dos irmãos, orar e dar graças por eles, reafirmar em palavras e atos o nosso amor e compromisso com eles, dando sempre graças a Deus por tudo é a expressão máxima da gratidão a Ele.

Finalmente, tenho plena certeza que cada novo dia de vida é um bônus que recebo com gratidão das mãos de Deus. Por vezes, me pergunto: onde estão os "cristãos gratos a Deus"? Onde estão os adoradores que entram pelas portas da gratidão ao encontro de Deus? Onde estão aqueles que expressão gratidão pelo seu casamento, família, igreja, ministério, dons, etc?

Que Deus encontre em nosso meio homens como Davi ou como aquele samaritano. Amém.