GTA IV é a grande estreia da saga GTA nas consolas de nova geração, com a nova geração tive-mos pela primeira vez um GTA em HD cheio de novidades. O palco da acção é novamente a cidade de Liberty City mas esta nada tem a ver com a cidade da geração anterior do Liberty City Stories e GTA III. Esta está agora muito mais semelhante a Nova Iorque e com muito mais vida e realismo, as ruas cheias de pedestres e condutores apressados.

O protagonista é Niko Bellic, um russo que vem em busca do sonho americano, é incentivado pelo seu primo Roman mas quando chega á cidade o sonho torna-se mais num pesadelo.

Os carros tal como a cidade estão muito semelhantes aos reais e podem agora ser destruídos como nunca antes foram na série. Primeiro as leis da física tem agora influência directa na condução, este pormenor torna a condução mais complicada e foi alvo de críticas porque os carros estão “leves de mais” não aderem à estrada e viram-se muito facilmente.  Um pormenor engraçado é ouvirmos o som do rádio a vir de dentro do carro quando nos aproximamos dele. Ainda em relação ao som para dar mais realismo este é diferente quando entramos dentro dos tuneis tal como acontece na realidade.

Não foi só a condução que sofreu alterações, os movimentos do protagonista e de todas as personagens são mais fluidos, deixaram de ser tão mecânicos como antigamente, isto tanto locomoção como em combate. Quando alguém é ferido não vai continuar de pé como se nada tivesse, poderá cair ao chão e voltar a levantar-se combalido. Por exemplo se alguém levar uma facada irá afastar-se debruçando-se sobre o local da ferida e eventualmente poderá acabar por cair no chão. Com Niko teremos agora de ter mais cuidado do que antigamente, basta um pequeno toque de um carro para ir parar ao chão e perder vida.

Os pormenores do ambiente em redor estão muito bons, a cidade é cheia de vida, podemos ver as pessoas a falar umas com as outras ou mesmo connosco, podem segurar vários tipos de objectos, como bebidas ou telemóveis, que vão deixar cair se formos contra elas, isto se elas próprias não forem ter ao chão.   

A Rockstar assentou os pés no chão com GTA IV tendo o tornado mais realista, a verdade é que tecnologicamente é superior a todos os outros jogos da série mas em termos de diversão muitos concordam que não conseguiu superar um dos grandes êxitos da série, Grand Theft Auto San Andreas da PS2.