Grajaú uma cidade bicentenária, cidade que existem belíssimos pontos históricos, uma cidade geograficamente excelente relacionado a lugares que podem ser disfrutados como fontes de lazer, com uma rica cultura e tradicionais religiões do nosso Brasil. Agora em uma nova era, era essa que não nos satisfaz, tempo em que está sendo afetada com a moléstia constate das drogas, a nossa Grajaú sempre foi ponto de encontro de férias, carnavais afamados por serem tranquilos e sem violência, tranquilidade e segurança para a população e muita expectativa de crescimento, já neste novo tempo onde o álcool e outras drogas compartilham direto e indiretamente da vida de cada um dos Grajauense, já não se fala mais do conto de fadas que um dia foi. Forme um pensamento, e tente enxergar de uma forma ampla, conseguinte no instante posterior imagine-se dentro da situação que vem a seguir. Em uma família onde há um membro envolvido diretamente com o mundo das drogas, ou melhor, um usuário dessa substância altamente maléfica, essa família certamente é afetada completamente sem excluir se quer um membro distante, carecendo de tratamento o usuário e os mais próximos, pois não tenha duvidas de que estes estão passando por dificuldades, sofrimentos, angustia, podendo chegar ainda em momentos piores do que o exposto. Imagina uma mãe que ver traficantes armados batendo na sua porta querendo acertar contas de trafico com seu filho, imagina como será o sono desta mãe que não sabe onde seu filho está no meio da noite, e como fica a parte emocional de uma pessoa dessas esperando qualquer momento a polícia bater na porta dizendo que ela precisa ir até o necrotério do hospital fazer o reconhecimento do corpo que dizem ser de seu filho, esses são apenas alguns dos inúmeros efeitos negativos que poderá sofrer a família. Materialmente falando a família perderá sem soma o patrimônio que tanto lutou para conseguir, é tão comum vermos cenas na TV e até na caso do vizinho, onde o Filho furta o botijão, a Televisão, o radio para trocar por Drogas, e a família não sofre com isso também?

            Já dizia o Dr. Flávio Lima, “a droga não é uma substancia ruim”, e é verdade, muito pelo contrario, ela é um dos melhores produtos já fabricados no mundo, e a prova disso é que cada dia que passa cresce sem parar o numero de pessoas que consome a própria, o crack, por exemplo, você se torna viciado na primeira vez que usa, como isso pode ser ruim?. É estranho mencionar uma frase assim, mas em uma linha de raciocínio você entende que, se você quer ver alucinações, quer criar coragem, quer tirar uma angustia que esta lhe incomodando a droga faz isso sem nenhuma margem de reprovação. Agora quando se fala nos efeitos causados por ela, não podemos pensar em coisa pior. Esses efeitos incluem aceleração do coração, aumento da pressão arterial, agitação psicomotora, dilatação das pupilas, aumento da temperatura do corpo, sudorese, tremor muscular. A ação no cérebro provoca sensação de euforia, aumento da autoestima, indiferença à dor e ao cansaço, sensação de estar alerta especialmente a estímulos visuais, auditivos e ao toque. Os usuários também podem apresentar tonteiras e ideias de perseguição (síndrome paranoide). Esses são alguns dos efeitos, e ainda tem os efeitos sociais, sabemos o quanto e discriminado um usuário de drogas.

As drogas é um problema de todo mundo, sendo assim cada um tem que fazer sua parte, a polícia, o judiciário, a saúde publica e assim sucessivamente. Grajaú precisa urgente de politicas publicas no combate as drogas, a população precisa ser conscientizada por profissionais para que desenvolvam conhecimentos, de modo que saibam se prevenir e lhe dar com situações advindas desse caos social que afeta cada pessoa do planeta, você deve está imaginado, não eu não, isso não me afeta, eu não uso, não tem ninguém na minha família que usa, e de assalto você está livre, de sequestro também? Não, não está, e a droga é pioneira na parte de incentivo, podemos dizer que é até a total responsável por esses tipos de crimes.

            Hoje ainda é fácil encontrar um   jovem disponível para o mercado de trabalho, desde que você não esteja   procurando um que não tenho vinculo com drogas, seja ela lícita (álcool) ou   ilícita (outras drogas), e sem duvidas isso vem cada vez evoluindo mais,   passando de pais para filhos, e assim segue essa cadeia triste que   infelizmente é a realidade.

          É notório que não tem como acabar   com as drogas, mas imagina um problema que você simplesmente cruza os braços   para ele e deixa ver o resultado final. Dependendo do problema pode não ter dano, mas nesse caso é bem diferente, o que está em jogo é a vida, o maior   bem que temos, independentemente de qualquer coisa a vida está acima de tudo, então esteja sempre pronto, presente e faça sua parte.

Ricardo da Luz Oliveira .