Neste último sábado dia 18/07/2009, a ICAP do Brasil Corretora e Distribuidora de Valores, promoveu em sua sede na cidade do Rio de Janeiro, o Curso de Grafotécnica / Documentoscopia ministrado pelo perito grafotécnico Orlando Gonzalez Garcia, com o objetivo de capacitar funcionários na realização de exames de assinaturas e identificação de documentos, para coibir eventual ação de falsários.

Tal iniciativa vem se consolidando no mercado, em razão do crescente número de fraudes praticadas por falsários contra instituições financeiras, companhias seguradoras e outros segmentos empresariais.

O Curso de Grafotécnica / Documentoscopia foi idealizado e formatado pelo Dr. Orlando Gonzalez Garcia no ano de 1990, numa iniciativa da 2ª Vara de Registros Públicos da Capital de São Paulo e do Colégio Notarial do Brasil, tendo propiciado ao longo de 19 anos, técnicas de prevenção a fraudes documentais, junto aos Serviços Notariais de diversos Estados brasileiros, Consulado dos Estados Unidos da América em São Paulo, Câmara de Comércio Brasil/Alemanha, Bovespa, BM&F, SERPRO – Ministério da Fazenda e outros.

Aos que freqüentaram o referido Curso de Grafotécnica / Documentoscopia, foram conferidos certificados emitidos pelo perito grafotécnico Orlando Gonzalez Garcia, os quais atendem aos requisitos da ICP-Brasil na implantação das Autoridades de Registro – Ars para certificação digital, conforme item 2.1.2. do Anexo IV da Resolução nº 26 de 14 de outubro de 2003 do Comitê Gestor da ICP-Brasil, que determina treinamento aos agentes de registro, especialmente quanto ao reconhecimento de assinaturas e validade dos documentos.

Orlando Gonzalez Garcia – Perito Grafotécnico
www.orlandogarcia.com.br