Temos hoje no mercado uma grande variedade e tipos de gradil, que atendem as mais diversas solicitações e necessidades dos clientes. Utilizados principalmente para organização, definição e segurança de áreas comuns, comerciais ou residenciais, o crescimento da sua utilização dá-se devido, principalmente, ao seu excelente custo-benefício. O gradil é geralmente confeccionado em material barato, porém resistente e durável, e permite sua aplicação em extensas áreas. Outra vantagem na utilização do gradil é a sua mobilidade, sendo esse material de fácil instalação, fácil desmontagem e passível de reutilização, devido à durabilidade comum do material utilizado, somada a um acabamento que evita a degradação pelas intempéries do tempo. Por todas as vantagens, inclusive no preço reduzido, o gradil pode ser hoje visto em muitas praças, parques, áreas comerciais e industriais, e em outras áreas particulares que necessitam de uma segurança externa e boa divisão de áreas para utilização do público. 

Materiais utilizados 

Gradil

O material mais utilizado para a confecção de um gradil é o aço inox, sendo que a qualidade e as características desse aço variam de acordo com o fabricante. O aço tem a vantagem da grande durabilidade, da leveza relativa para facilitar a instalação e remoção, e da maleabilidade para a adaptação dos projetos às áreas destinadas ao gradil. Nas empresas que prezam pela melhor qualidade, o aço é 100% galvanizado, o que aumenta a sua resistência e reduz a sua degradação com o tempo. Os montantes de fixação variam de acordo com a utilização e as necessidades específicas de cada projeto, podendo ser chumbados, soldados ou parafusados, tanto em bases de concreto como em estruturas já existentes no local. 

O acabamento do gradil é importante para garantir não só a sua durabilidade, mas também a harmonização das formas e cores com o ambiente. Além da galvanização necessária na maioria das vezes, uma pintura especial eletrostática é aplicada, podendo ser personalizada por solicitação do cliente. Essa pintura aumenta a resistência impactos, à degradação por intempéries naturais, e também promove um acabamento profissional e limpo ao gradil. 

Variações e tipos 

Para cada local e utilização um gradil específico pode ser confeccionado, mesmo que existam no mercado modelos-padrão que servem para diversas situações. Alguns tipos permitem uma interação melhor com o ambiente, e outros são escolhidos pela segurança máxima necessária àquela área. Temos variações de bitola de cada linha na estrutura, variações no trançado do gradil, muitos tipos de acabamento e opções de extensão e melhoria da sua parte mais alta, principalmente devido à segurança local. O gradil possui a flexibilidade de ser instalado sobre estruturas de concreto, entre pilares de concreto, com passagens e portões ou simplesmente como uma grade contínua que delimita determinada localidade. 

Os gradis podem ser fabricados sob medida e muitas particularidades podem ser adicionadas à sua confecção, para que ele se adapte perfeitamente ao local de instalação, e possa proporcionar o custo-benefício ideal para cada cliente.  Muitas empresas que especializadas em gradil já possuem catálogos com modelos mais comuns na utilização de áreas particulares e públicas, solicitadas por empresas, governos e prefeituras continuamente. Na maioria das vezes basta escolher o modelo mais apropriado, não sendo necessária qualquer modificação na estrutura do gradil oferecido. 

Gradis de contenção 

Os gradis de contenção são estruturas menores e móveis, que são colocadas por determinado período em uma área de evento ou circulação de pessoas, e depois retirado.

Gradil de Conteção

Ele tem variações especiais para fornecer segurança ou simplesmente contenção de pessoas, e geralmente são fabricados em material leve e de fácil locomoção. São montados de forma horizontal nas áreas a serem demarcadas, proporcionando uma organização e segurança ideais para curtos períodos, ou para áreas que sejam reutilizadas em qualquer período, para fácil montagem e posterior remoção. Muitas vezes esse tipo de gradil é apenas alugado pelas empresas interessadas durante a ocorrência de eventos especiais, sendo apenas adquiridos definitivamente por companhias especializadas na disponibilização de estruturas de eventos ou que possuam seus próprios eventos cíclicos durante o ano. 

Custo-benefício 

O principal fator para o bom custo-benefício do gradil é a sua composição simples e material barato, que conferem um baixo custo de produção e de consequente venda e aluguel das unidades. E mesmo com um baixo custo, o gradil cumpre com perfeição a sua função de proteção e segurança durante anos, sem a necessidade de manutenção ou reparo, se não houver nenhum acidente isolado. De qualquer forma, a manutenção de um gradil tende a ser barata e prática, se a pintura necessitar de reparos o gradil terá a sua vida útil estendida por mais alguns anos sem qualquer problema.