Após negar em dezembro a venda da TAP para o Grupo Synergy, controladora da Avianca, o governo português pretende buscar novamente um investidor privado para assumir a TAP. A informação foi dada pelo secretário de Estado dos Transportes, Sergio Monteiro à agência Lusa.

De acordo com o secretário, o Estado não tem condições de capitalizar a empresa e espera que a nova rodada de negociações tenha mais investidores privados interessados na companhia. Em dezembro de 2012 o governo não aceitou a investida do Grupo Synergy por considerar que faltavam garantias para a conclusão do negócio. A oferta havia sido de 1,5 bilhão de euros.

Como o processo de privatização deve ser lançado novamente em breve, Sergio Monteiro convidou o CEO da empresa, Fernando Pinto, para continuar no cargo até a definição da venda. Embora seu mandato tenha acabado em dezembro de 2011, Pinto mostrou-se disponível para continuar no cargo para acompanhar o processo de venda.

Apesar da indefinição no comando, a companhia continua voando e com bons números. Em 2012, a empresa bateu o recorde de 10,9 milhões de passageiros transportados. E para o começo de 2013 a TAP uma promoção de passagens aereas, com preços a partir de 39 Euros para Barcelona e Madrid. Para compras até o dia 3 de fevereiro, são 43 destinos em 20 países, com preços até 99 Euros.