Governo, política, impostos e o cidadão: onde está o papel do governo em ajudar a economia?

             Os governos municipais, estaduais e federais, por meio de sua atuação, influenciam decisivamente na economia de um país. Basicamente qualquer um destes governos arrecada dinheiro por meio da cobrança de impostos. Tais impostos são cobrados de pessoas e de empresas. Estas pessoas e empresas, por sua vez, deixam de utilizar o dinheiro que pagaram os impostos cobrados para o governo.  

            A arrecadação do governo é, em teoria, investida na construção de estradas, escolar, hospitais, serviços de água e esgoto. O que se esperaria é que quanto maior é a arrecadação do governo, maior seriam os investimentos do governo em serviços que favorecem os pagantes de impostos. Em outras palavras, esperar-se-ia o fornecimento de boas estradas, escolas, hospitais, serviços de água e esgoto, e assistência social para a parte da população mais pobre ter o mínimo de condições de vida.

             Na prática, o que ocorre é que boa parte dos governos dos países sub-desenvolvidos como o Brasil arrecadam grandes quantias de impostos, mas, no entanto, oferecem serviços de baixa qualidade de estradas, estradas, escolas, hospitais e serviços de água e esgoto. Em outras palavras, o governo arrecada muito e não gera retorno ao cidadão e a empresa (os chamados “contribuintes”). Isto gera a criação de desconfiança das empresas e cidadãos com relação ao governo que passa a ser visto como um obstáculo ou uma barreira para a vida das pessoas e das empresas, pois só atua recolhendo impostos e não oferece retorno à altura da quantidade de impostos que cobra. Este tipo de visão, assim como a grande quantidade de impostos, só estimula a sonegação de impostos que pode ser entendida como a atividade econômica que é feita sem pagar impostos quando, por lei, deveria pagar.

              Neste sentido, o governo é visto muito mais como um ator que mais atrapalha a atividade econômica do que estimula. Por exemplo, se um cidadão adquiri um empréstimo e abre uma indústria em São Paulo. Se ele pretende vender seu produto para outros Estados como o Paraíba, naturalmente o produto precisará ser transportado por caminhões que trafegam por estradas. Como o governo não fornece estradas decentes e segurança para o transporte, a falta de apoio às estradas atua dificultando a distribuição do produto. Geralmente quando estradas boas estão disponíveis, isto ocorre porque elas foram concedidas pelo governo para a exploração privada durante um tempo. Logicamente, a empresa que explora a estrada cobra pedágios que, por sua vez, tende a encarecer os produtos que são transportados por veículos que usam tal estrada. Assim, por este simples exemplo, pode-se mostrar como, inúmeras vezes, os governos ineficientes mais atrapalham do que ajudam a economia a crescer.

                Para reverter este quadro, o cidadão deve tentar eleger políticos que tentem reverter o papel ineficiente do governo. Em outras palavras, o necessita-se de pessoas na política e nos órgão públicos que possam fazer com que o governo passe de ineficiente para eficiente. Por isso, cobre do governo mais eficiência já que TODOS os cidadão são pagadores de impostos.