As administrações públicas no Brasil cometem um erro político e estratégico, que prejudica a população e compromete o futuro das cidades, estados e do País. Se verificarmos o que ocorre nas grandes, médias e até em pequenas cidades, vamos concluir que a qualidade de vida está se tornando cada dia mais difícil. São problemas com drogas, falta de assistência médica e hospitalar, segurança precária, educação de baixa qualidade, escassez de novas oportunidades de empregos, infraestrutura deficiente de transportes, calçadas ocupadas indevidamente, ruas sem saneamento básico, coleta de lixo ineficiente e muitas outras dificuldades.

Um dos motivos de tudo isso é o desvio de foco por parte dos governos. Ao invés de focarem nas necessidades da população e se anteciparem aos problemas com soluções eficazes, com visão e estratégias empreendedoras, a atenção dos governantes está voltada para o poder. Governam com o olhar na eleição seguinte e na permanência no poder.

Há uma pesquisa, que mostra justamente o inverso. Quando o governante governa no sentido de dar as respostas que a população precisa, tem como consequência, poder e vitória. Basta criar sistemas de comunicação, que façam com que aquilo que é realizado, chegue ao conhecimento da ampla maioria. Vai depender da estratégia e execução da publicidade, que deve ser posta em prática por todos os integrantes do primeiro escalão do governo e não apenas pela secretaria de comunicação.

Um segundo motivo, que faz com que as realizações sejam lentas e incompletas, é o excesso de "feitores" e a ausência de verdadeiros administradores. Os planejamentos governamentais não conseguem ser transformados em ações concretas. Há muita perda de tempo, de recursos financeiros e nunca ocorre antecipação para evitar os problemas. Os governos vivem sempre "correndo atrás" e, muitas vezes, não sabem para que direção. O excesso de emergências é uma prova da ineficiência.

Um terceiro motivo é a falta de vontade, coragem e de exemplos dos governantes para combater e punir, como deveriam, as falhas de conduta. Desvios comportamentais são varridos para debaixo do tapete.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques