Por Rosenilson Felix

[email protected]

INTRODUÇÃO

A transparência do poder do estado e o respeito aos interesses da sociedade é a base solida de uma democracia.  No processo de evolução da humanidade haverá sempre a necessidade de mobilização da sociedade num esforço para superar as dificuldades que surge nos cenários da política, com o proposito de reduzir as fragilidades geradas por determinado momento politico.

MOMENTO POLITICO ATUAL

A necessidade de maioria absoluta de parlamentares para aprovar os principais projetos do governo para que se possa governar, é predominante nesse atual momento politico, onde muitos dos representantes do povo aplicam uma democracia que se pode denominar de “democracia comercial”. É um termo estranho, mas acho valido, pois nesse processo de garantir a governabilidade acaba prevalecendo à troca de favores e barganhas politicas, e onde há troca, é sem duvida, um processo comercial, que nessa ocasião parece ser o único remédio para garantir a tal “governabilidade” em todas as esferas de governo no Brasil.

No intuito de ter maioria nos parlamentos, os governos tem feito uma busca a certo custo, que se repousa numa relação clientelista a qual vivenciamos hoje na politica brasileira. Os vários partidos e seus representantes parecem venenos que muda sua formula e transformando-se em remédios, quando na verdade muitos deles são remédios paliativos de cura passageira, pois quando o poder é ameaçado ou se acaba, o que era doce para eles, passa ser amargo.

A “compra e venda” de apoio politico mediante transferência de cargos para parlamentares e partidos na administração pública direta e indireta, tem  lá suas consequências, onde nesse jogo de interesses não pode contrariar ninguém, e ai se originam os loteamentos dentro do governo;   nessa estrutura, é necessário dar espaço a todos que o adere e, então o governo passa a ser o núcleo de atração para tudo e para todos, como: a iniciativa privada, os governos de outras esferas, os parlamentos estaduais, federais e municipais, e a mídia, despertando e abrindo muitas oportunidades atrativas  para a penetração dos agentes da corrupção. Essa condição de governar, que só é possível com maioria absoluta, faz com que os governos adquirem o máximo de representatividade parlamentar e o mínimo de envergadura decisória. Nesse contexto, num determinado momento politico pode correr a seguinte situação: o que agora é governabilidade pode virar chantagem politica.

CONSIDERAÇÕES

Portanto podemos concluir que um dos vários problemas que predomina na politica governamental do Brasil, está no sistema que ainda é predominantemente de representação, pois ainda não migramos de fato da democracia representativa para uma democracia que prevalece a participação social. Não sendo injusto podemos considerar que já mudou muitas coisas no Brasil, mas não o bastante para tornar nossa sociedade melhor e mais justa. Por isso convenhamos dizer que com um povo politizado e bem informado é possível de promover mudanças sempre.