A venda de uma indústria as vezes é uma coisa complexa. Na hora de procurar um potencial comprador interessado em um anúncio como: venda de indústria, vale a pena pensar se é melhor procurar sozinho ou contratar a ajuda de um experiente profissional. Essa decisão de contratar os serviços de alguém é o primeiro passo na hora em que você decide colocar a sua indústria a venda. Dependendo da decisão que você escolher, o procedimento pode ser diferente. Na grande parte das vezes os pontos básicos que você vai ter que levar em conta durante a decisão se vender sozinho ou com o apoio de um assessor, são tanto o tamanho, assim como se a indústria à venda funciona em uma escala local ou larga escala geográfica.

Pequena checklista para venda de indústria. Se você quiser por sua indústria a venda, ou seja, vender com sucesso a sua indústria, será necessário lembrar-se das seguintes questões:

  • Você imagina qual seria o valor pelo qual poderá por a venda a sua indústria? Você já está pronto para justificar exatamente o valor de venda com base aos resultados que a sua indústria faz?
  • Você sabe quem pode ser o cliente ideal para comprar a sua indústria? Poderia ser por acaso pessoa física, empresa ou outro investidor? Isso é importante pois dependendo do tipo do comprador, o caminho pode ser outro.
  • Você tem ideia de qual é o tipo de venda, etapas de execução e tempo de duração?
  • Você já providenciou os documentos necessários para a venda da indústria?
  • Você imagina quanto tempo será necessário para investir na venda da indústria?

Avaliação do valor de sua indústria a venda. Caso você deseje anunciar a sua indústria à venda, você deve conhecer o preço da mesma. Em todo o decorrer do processo para venda, com exceção da situação em que aplica uma venda de baixo preço, você com certeza será questionado sobre suas expectativas de preço. Você vai ter que pronto para isso e deverá saber informar qual é o valor mínimo de venda.

Como não é todo o dia que vendemos uma indústria, é normal que alguém possa não estar pronto para isso. O estudo de preço é relativamente simples no que diz respeito à sua lógica fundamental, mas a complicação aparece nos detalhes. A questão sobre a necessidade de empregar um conselheiro professional para a avaliação de preço da indústria que você gostaria de vender, depende principalmente do tamanho da escala da sua atividade. Quando lidamos com pequenas empresas e pequenas firmas ou indústrias, até mesmo com a ajuda da internet vocé pode buscar informações úteis, mas em caso de indústrias maiores o melhor caminho é contratar por apoio de um professional competente. Questões que não podemos esquecer durante o cálculo de preço da indústria:

  • Três pontos indispensáveis de métodos de avaliação de preço são: bens, lucros e comparativos.
  • Você deve conhecer bem tanto a contabilidade como os valores de bens e ativos da sua empresa.
  • O valor dos bens da sua indústria é muito importante, mas mais importante é a capacidade`da sua indústria em gerar lucros.
  • Durante o processo de venda da indústria, os mais usados métodos de lucros são os seguintes capitalização, movimentos descontados e também método para pequenas empresas.
  • O estudo de valor usando os métodos de comparação é bem difícil no caso de empresas que não são públicas – e díficil um caso em que a sua indústria poderá ser avaliada usando métodos de comparação.

Caso precise de mais informações, pesquise mais pela internet. Você pensa em vender e calcular o preço da indústria à venda – quais seriam os pontos mais importantes para chegar a um bom e experiente assessor? Para a escolha do assessor, você não pode esquecer que:

  • A análise de valor da empresa exige grande competência de avaliação em negócios.
  • A base para analisar uma empresa são as finanças e a prognose.
  • As vezes é preciso fazer  correções nas verificações da avaliação do preço da indústria. O nome desse procedimento é normalização de verificações financeiras.
  • Existem fatores que exercem influência sobre os resultados financeiros e valores no mercado de perdas e ganhos. Estes fatos possuem relação com as correções durante a venda de uma empresa.

Como podemos fazer para achar um conselheiro apropriado para avaliação da empresa quando quisermos vender uma indústria? Você tem que procurar um conselheiro que:

  • Possua experiência em vendas no âmbito de venda de indústrias.
  • Tenha experiência em vendas de negócios, no âmbito de operação e estratégia.
  • Deve entender de estatísticas e finanças (não se trata de contabilidade).

Antes de contratar um professional, não se preocupe em fazer as perguntas: como a sua indústria à venda será analisada, quais serão os pontos usados para a sua indústria, por que estes e não outros métodos aplicados no caso da sua indústria à venda são os aconselhados, como será o processo finalizado, quem irá interagir na avaliação de preço da sua indústria à venda? Somente depois de saber as respostas sobre as questões anteriores, você poderá criar uma opinião sobre o valor dos serviços oferecidos.

Vendo indústria – farei isso sozinho. Quando você publica um anúncio: Vendo indústria, deve pensar se fará isso sozinho ou não. Primeiro deve saber se a sua indústria já está pronta para a venda. Você pode também publicar anúncios em revistas e portais especializados, assim como nas redes sociais. Procure também informar firmas concorrentes sobre a sua decisão. Talvez eles se interessem pela sua oferta. Ter os documentos preparados também é importante, assim como realizar exposés sobre a indústria oferecida. Qual deve ser o conteúdo de uma exposé?

  • Dados sobre o local e sobre os imóveis da sua indústria.
  • As atividades de sua indústria devem ser bem descritas com detalhes.
  • As informações sobre os produtos são essênciais e também devem estar completas.
  • A forma legal da indústria deve ser descrita corretamente.
  • Dados sobre as finanças à respeito da venda da indústria – são as mais importantes informações desejadas pelos investidores

Vendo indústria - vale a pena buscar ajuda de um broker ou professional do ramo? Depois que você tomar a decisão: vendo indústria, e se for uma indústria de maior porte, é aconselhável buscar a ajuda de um professional especializado em negócios.