A gordural corporal é uma parte importante na saúde, quem não está bem informado acha que toda gordura é ruim, mas não. Nosso corpo precisa ter uma porcentagem natural de alguns tipos de gorduras para funcionar corretamente. A Bioimpedância ajuda avaliando com rapidez e alta precisão a composição corporal incluindo a massa gorda (% de Gordura em Kg), a massa magra (Músculos, Ossos e Vísceras)e a água total no corpo (% de Água na Massa Magra e em litros).

A Bioimpedância é importantíssima para o monitoramento de perda ou ganho de massa gordurosa, do ganho ou perda de massa magra, para avaliar os níveis de hidratação, os impactos das atividades físicas na composição do corpo, avaliação da eficácia de tratamentos e medicamentos na perda da gordura corporal. Avalia também a evolução nutricional dos pacientes que se submetem a tratamentos cirúrgicos para controle do peso corporal e avaliações de riscos de desenvolvimentos de doenças como hipertensão e diabetes devido a porcentagem de gordura corporal.

A BIA, como a bioimpedância é chamada também, acaba sendo um método não invasivo, com ótimos resultados, indolor, que avalia essa composição corpórea, baseado na passagem de uma baixa corrente elétrica (500 a 800 mA) e com alta freqüência (em média 50 kHz), esse processo também permite mensurar os componentes resistência (R), impedância (Z), reatância (Xc) e ângulo de fase.

Para realizar o exame de bioimpedância, necessita-se tomar algumas providências para não ocorrer nenhum erro no exame.Um dia antes é necessário, caso recomendação médica, não tomar remédios diuréticos. Quatro horas antes devemos evitar, bebidas com cafeina, bebidas alcoolicas e uma alimentação completa. É imprescindível não fumar antes do exame, pois as toxinas do cigarro podem causar alterações no resultado. 

Caso esteja procurando um local para realizar esse exame em São Paulo clique aqui e marque agora mesmo seu exame de bioimpedância.