O e-commerce é uma vertente que não para no Brasil. As vendas online crescem expressivamente e as estratégias para vencer concorrências neste negócio estão cada vez mais técnicas. E para fomentar ainda mais este segmento o gigante Google anuncia o lançamento de mais uma das suas ferramentas, o Google Shopping ou "Google Product Search", que terá como funcionalidade principal a comparação de preços, entre produtos cadastrados por anunciantes de lojas virtuais.
Visando facilitar aos consumidores as compras online e aumentar a visibilidade dos produtos anunciados, o Google Shopping disponibiliza nos seus resultados de buscas orgânicas, produtos com fotos, comparativos de preços, dicas, experiências de consumo e demais informações que poderão complementar as buscas.
Além disso, está prevista a introdução do "Products Extensions"' no Brasil, mais um produto do poderoso buscador que potencializa o alcance das ofertas, integrado ao Orkut. A ferramenta alimenta a rede social com produtos e serviços baseados no comportamento e interesses dos usuários, expostos em seus perfis. As ofertas publicadas apresentam preços para que se tornem atrativas e gerem cliques aumentando o índice de acessos e conversão de navegação em compra.
Estas operações já estão em funcionamento nos Estados Unidos, para o Brasil ainda não há data de implantação definida, porém está prevista para este ano ainda, segundo Rodrigo Rodrigues, gerente de vendas de Varejo e Tecnologia do Google Brasil.
O que se pode prever é que estas ferramentas proporcionarão inúmeras ações de publicidade para lojistas de todos os portes, ainda mais, sabendo-se que, segundo a pesquisa eBit (www.ecommerce.org.br), o e-commerce brasileiro tem previsão de faturamento de 20 bilhões de reais.
Dentro desse contexto, destaca-se a importância do mercado de Search (SEO ? posicionamento orgânico em buscas e Links Patrocinados) para o sucesso das estratégias de vendas, que tem despertado o interesse de profissionais de publicidade, tecnologia, vendas e planejamento. Em Porto Alegre, no próximo dia 29 de outubro, acontece o @tcheSeo 2011, evento que irá reunir no Rio Grande do Sul, os principais profissionais de SEO e Links patrocinados do Brasil. Eventos como este se espalham pelo país levando mais informações sobre estas novas técnicas e atraem cada vez mais públicos de variados segmentos, uma vez que o propósito da aplicação destas técnicas é o de elevar os canais digitais em visibilidade, audiência e consequentemente alavancar vendas.