A empresa americana especializada em marketing digital Tasty Placement, divulgou uma pesquisa sobre a influência das mídias sociais no posicionamento da marca no buscador do Google. A empresa revelou ainda, quais plataformas são mais efetivas nas estratégias de SEO.

A pesquisa e seus resultados

Para comparar as plataformas, a Placement criou seis sites parecidos: um funcionou como controle e para os outros cinco foram distribuídas ferramentas de divulgação diferentes, ficando cada um com uma rede social. Após o preríodo de 10 meses, foi feita a análise do impacto que cada mídia causou no ranking do Google.

De acordo com a pesquisa, o google plus, rede social do Google foi o mais influente para o ranking. O site que utilizou somente a rede teve aumento médio de 14,6 posições no buscador. Em segundo lugar aparece o botão +1, com 9,44 posições. Facebook e Twitter (calculados tuítes e retuítes) aparecem em seguida com 6,9 e 2,88 posições respectivamente. O site no qual o foco era aumentar o número de seguidores no Twitter caiu 1,2 posições em média, e o site-controle manteve-se na mesma posição.

Google Plus como importante ferramenta de marketing digital

O estudo revela o privilégio que o Google dá a própria rede social e as interação com o botão +1. Diante dessa realidade, é importante que as agências de marketing digital invistam mais em estratégias que utilizem essa plataforma, para melhorar o posicionamento da marca no ranking do buscador sem a ajuda de links patrocinados, apenas com técnicas de SEO (Search Engine Optimization).