Os internautas que não têm conhecimentos de SEM (search engine marketing - marketing para motores de busca) e / ou de SEO (search engine optimization - otimização para motores de busca), ao fazerem uma pesquisa no Google nem sequer se apercebem da diferença nos resultados que são exibidos.

Por vezes, os internautas clicam em anúncios pagos (links patrocinados) e não se apercebem que o estão a fazer.

De fato, os resultados que aparecem na barra lateral direita e logo a seguir à caixa de pesquisa do Google, são resultados patrocinados (links patrocinados), ou seja, os anunciantes têm que pagar para que o seu site apareça nesses espaços.

Por outro lado, os restantes resultados são os chamados resultados orgânicos, e são posicionamentos grátis. Isso significa que nada pagam para aparecerem nesses posicionamentos.

No entanto, figurar nos primeiros lugares orgânicos do Google exige um trabalho sério em termos de SEO (que referi acima).

Do ponto de vista de futuro, para quem deseja que o seu site apareça nos primeiros lugares do Google eu recomendo que invista numa campanha de SEO, porque irá retirar dividendos por muito mais tempo e investindo menos dinheiro.

Ao optar por anuncios pagos, assim que deixar de pagar o seu site deixa de aparecer, e você deixa de ter visitas.

Por outro lado, conseguindo chegar aos primeiros lugares atraves de SEO irá ter sempre visitas mesmo depois do investimento inicial na campanha de SEO, e existem sites que se mantém bem posicionados durante anos a fio.