GOLPE DO PROTESTO DE TITULO

*Siderley A. de Lima
.
A criatividade dos vigaristas não tem limites, com uma boa conversa e cada vez historias mais envolventes, se aproveitam da confiança ou ingenuidade das vítimas para conseguirem algum tipo de vantagem financeira, eles continuam enganando pessoas com os mais diversos tipos de golpe.
A principal arma dos estelionatários é a lábia, tão eficaz que costuma envolver inclusive as pessoas mais desconfiadas. A falta de informação das pessoas tem sido uma aliada para a conclusão de alguns crimes.
A cada dia surge um novo golpe, recentemente existem criminosos que estão utilizando alguns cartórios em SP para aplicar seus golpes. Eles ligam para um empresário ou comerciante, se identificam como empresa de cobrança de créditos e informam que devido a uma dívida pendente o nome da pessoa será protestado, eles alegam na maioria das vezes que a dívida é devido a um anuncio em listas telefônicas. Segundo o Jornal da Segurança(Ed nº188) os valores exigidos são inferiores a R$2 mil, o criminoso informa o cartório para onde o titulo foi enviando, com todos os dados corretos a vítima não entra em contato com o cartório para saber a veracidade das informações, sem desconfiar e ficar preocupada em ter o nome protestado ela efetua o depósito no mesmo dia.
Caso ocorra algo semelhante, a recomendação primeiramente é desconfiar, não precisa sair pagando qualquer cobrança, os cartórios nunca fazem esse tipo de cobrança, o procedimento do cartório é feito através de intimação por meio de um próprio funcionário, a negociação de qualquer dívida é feita no próprio cartório entre devedor e credor.

Siderley Andrade de Lima, consultor de segurança pessoal, possui formação nos cursos de Agente de segurança pessoal de dignitários, supervisor de segurança empresarial e Criminologia , é membro da ABSEG ( Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança) e foi militar graduado do Exército durante sete anos.

contatos: [email protected].