O termo “Golpe de Estado” pode ser descrito como a derrubada ilegal de um governo constitucionalmente eleito e legítimo. O Brasil foi cenário de alguns golpes de estado, como o de 1937e1964, este instaurado através de um movimento militar contra o governo da época representado por João Goulart. Tal episódio gerou e gera até hoje controvérsias no que diz respeito ao golpe, diversificando a opinião da população em aspectos favoráveis e contrários.

O Brasil, no período que antecedeu o golpe, encontrava-se em crises financeiras, de classes, sindicais entre outras. Para tanto, Goulart visava em seu governo uma reforma em toda base agrária, política e eleitoral. Esse período foi conhecido como aquele em que as lutas de classes e movimentos sindicais e de trabalhadores atingiram maior abrangência significativa.

Todavia, movimentos contrários constituído pela classe conservadora, burgueses, militares e elites repressoras, intitulavam de comunismo os movimentos favoráveis `as reformas sociais e políticas, diziam tratar de uma verdadeira traição contra o povo. A partir de então, com fortes campanhas contrárias aos movimentos de classes e a divulgação sistemática de que tal movimento na verdade tratava-se de um golpe de estado, desencadeou o que conhecemos hoje como Golpe de Estado de 1964.

Sem a manifestação da população através do voto, a democracia foi destituída, abrindo espaço para a implantação da ditadura. Consequentemente o Brasil permaneceu por mais de 20 anos sobre um regime, que de acordo com estudos levantados sobre esse período, foi caracterizado como de opressão, havendo forte controle social, acesso restrito `a informação com repressão da imprensa, abolição das forças sindicais e dos trabalhadores entre outras característica que marcaram o golpe.

Transcorridos mais de cinquenta anos após a ditadura militar, há, no entanto, quem acredite nos aspectos positivos dentro de todo esse contexto e clama pela volta da ditadura militar. Contudo, tais posicionamentos e opiniões antes de serem expressos, deveriam ser precedidos de um amplo estudo e análise sistemática de todo o quadro político, econômico e social da época e as consequências deixadas como herança após o golpe que afetam até hoje nossa sociedade.