Nos últimos anos encontramos marcos fundamentais para a modernização da gestão pública, trazendo à tona reflexões e debates acerca do processo de fortalecimento e desenvolvimento dos entes da federação, em especial o municipal. A grande aceitação de programas vem demonstrando o compromisso dos governos municipais com a modernização da gestão nas áreas tributária, financeira, administrativa e nos setores sociais básicos.

Com a criação da Agência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação ? Amtec, a Prefeitura de Goiânia dá um salto qualitativo buscando modernizar sua gestão. A agência que "herda" da COMDATA ? Companhia de Processamento de Dados do Município de Goiânia, conhecimento, experiência, tecnologia e um corpo técnico especialista, capaz de conduzir os processos de modernização da gestão.

Com a criação da Amtec, o Prefeito Paulo Garcia, dentro do que conhecemos, quer criar uma cultura, uma gestão, programas e processos modernos capazes de auxiliar os Gestores em suas decisões, viabilizar praticas administrativas eficazes e eficientes para oferecer à População e seus Usuários serviços dignos, rápidos, seguros e que os Colaboradores da Administração Municipal tenham segurança do que está sendo feito.

Entramos em uma nova era com o sancionamento de novas legislações que passam a exigir planejamento, gestão eficiente, eficaz e transparente e o cumprimento de metas fiscais. Tecnologia da informação, modernização e Inovação e a remodelagem organizacional e de processo passam obrigatoriamente a fazer parte do dia a dia da Administração Pública.

A visão e a prática dos administradores/gestores esteve sempre voltada para a realização de obras (físicas), entretanto agora com o nível de exigência previsto na legislação e as penalizações nela fixada, exigirá obrigatoriamente mudanças, fazendo com que a área pública tenha uma gestão profissional e com muita competência.

Um dos reflexos mais imediatos veio da comunidade, que cada vez mais antenada, exige acesso às informações, destinação dos recursos públicos e seus resultados, e condicionado a isso exigirá também novas tecnologias, não puro e simples aplicativos (softwares) ou máquinas (hardwares), mas processos e serviços, e isso para pelo aperfeiçoamento dos executores das tarefas que vão ser "dispensadas" como os produtos oferecidos.

A fiscalização está extremamente fortalecida, através dos Tribunais de Contas, dos Ministérios Públicos, e logico pela Comunidade. Cabe agora diagnosticar e implementar ações institucionais de TIC ? Tecnologia, Inovação e Ciência ? capazes de atender as exigências legais, fiscalização dos recursos públicos, modernização e automação da administração, e gerar resultados positivos que possam ser aplicados na melhoria dos serviços, o que culmina no atendimento das necessidades da comunidade.

Criar, ousar, propor melhorias e inovar são os caminhos para os que querem mudar o curso de um momento ou de uma história, para que a gestão pública possa ser vista com "bons olhos". Nunca os contribuintes, a sociedade ou o cidadão estiveram tão atentos, envolvidos e sintonizados com a coisa pública, principalmente a destinação dos recursos, o cumprimentos dos projetos a realização ou a conclusão de obras e os resultados alcançados.

Definido os caminhos para um projeto de modernização, na atual conjuntura, com exigências legais, volume, demanda e tempo para a execução, devemos fazer uso da Tecnologia da Informação, ferramenta esta, essencial imprescindível e adequada para o exercício eficiente, eficaz e efetivo da administração, e não apenas isso, capaz de agregar valor ao processo através da gestão pública pôr resultado.

Devemos ressaltar que não existe solução milagrosa na área de tecnologia da informação, ou seja, para que se possa obter bons resultado, existe a necessidade de conciliar ações ? processos, práticas, tecnologia e os papeis, isto é, devem andar juntos, uma ação complementa a outra, traz soluções integradas e corporativas.