FNC - FACULDADE NOSSA CIDADE

AUTORA: Tahis Rodrigues Guerreiro

ORIENTADORA: Esther Cosso

GLOBALIZAÇÃO

 A globalização é um grande evento econômico na nossa era. Ela abre oportunidades inéditas a bilhões de pessoas no mundo, mas também traz novos desafios e novo problemas globais tais como:

  • Catastrofes ambientais;
  • Esgotamento de recursos;
  • Conflitos sangrentos e muita pobreza.

Desde 1999, manifestações ante globalização aumentaram em força e tamanho por que as pessoas temiam seus efeitos e a encaravam como ameaças, outros porém aclamam a globalização como a solução de todos os problemas do planeta.

A verdade foi que por causa do grande avanço tecnológico  esse processo vem se acelerando e muito na ultima década.

Nesse período ruíam as barreiras da guerra fria entre os dois blocos de nações.  Ouve também um estimulo ao comercio internacional; os grandes mercados financeiros do mundo foram  integrados e viajar se tornou mais barato e mais fácil.

A crescente integração mundial produziu uma série de consequências econômicas, políticas, culturais e ambientais, mas infelizmente algumas delas foram negativas.

Provavelmente a preocupação maior com relação a globalização é que ela aumentou a distância em os ricos e os pobres. Embora a riqueza global tenha aumentado, ela se acha concentrada nas mãos de menor numero de pessoas e países. O patrimônio liquido de 200 pessoas mais ricas na Terra é maior do que a renda conjunta de 40%  da população do planeta; ao passo que salários continuam a aumentar em países ricos, 80 países pobres tiveram uma diminuição na renda media nos últimos anos.

A globalização econômica tem sido estimulada  pelo mercado mundial, mas na verdade ele estão mais preocupados com os lucros dos que com a sustentabilidade do planeta.

Como muitos empreendimentos da humanidade a globalização tem o seu lado útil e o seu lado prejudicial. Ela trouxe vantagens econômicas para alguns e introduziu uma era de comunicações globais perigosas, pois o principal problema da globalização é que ela é movida pelo lucro.