Muitas pessoas aguardam ansiosas pela chegada da Primavera, afinal é nesta época do ano em que as ruas, parques e jardins das casas ficam floridos, coloridos e cheios de vida com diversas espécies de flores. Uma flor que não pode faltar nos arranjos e nos jardins é o Girassol, pois essa flor é associada à estação Primavera.

O Girassol é chamado cientificamente de Helianthus annus, onde Helianthus significa “flor do sol”, ele surgiu na América do Sul por volta de 1.000 anos a.C. e era cultivado para a alimentação, já que suas sementes são comestíveis. Hoje em dia encontramos o Girassol em diversos lugares mundo. Esta flor é robusta e bem resistente à chuva e umidade, florescendo na Primavera e Verão, além disso, o Girassol é muito utilizado em locais onde se criam abelhas, pois já foi comprovado que o mel do Girassol é o mais apropriado para quem precisa combater o colesterol.

Girassol

 “Na Mitologia Grega, uma moça chamada Cíntia se apaixonou pelo deus do Sol Apolo e sem poder alcançá-lo, observava-o cruzar o céu. Após nove dias ela foi transformada em um Girassol.”

Isso explica por que o Girassol acompanha o nascer e o pôr do sol durante um dia mudando sua direção. Ter uma flor de Girassol em casa alegra qualquer ambiente, seja plantado em um vaso ou plantado no jardim de sua casa.

Dicas para cultivar o Girassol:

  • Plantar o Girassol em um local que tenha muito sol;
  • Fazer o replantio todo ano;
  • Regar sempre o solo onde o Girassol está plantado sempre que notar que o solo está seco;
  • O Girassol costuma ser muito resistente a pragas e pestes, dificilmente você vai precisar de algum cuidado especial com esta flor.

Como já estamos na Primavera, é hora de plantar muitos Girassóis em seu jardim e deixar esta flor tão bonita colorir a sua casa.